15 de Dezembro de 2019,

Artigos

Cultura

A | A

Sexta-Feira, 19 de Julho de 2019, 12h:45 | Atualizado:

Festa de Sant´Ana tem programação especial no fim de semana


Gazeta Digital

Com atividades sendo realizadas há cerca de 15 dias, a programação oficial da tradicional Festa de Sant ´Ana, de Chapada dos Guimarães (a 62 km de Cuiabá) se intensifica neste fim de semana. Além de missas e novena, a comunidade realiza os eventos sociais como os aguardados baile, almoço beneficente e leilão de animais. São esperados centenas de devotos de diversar partes do Estado.

No sábado (20), a partir das 21 horas, ocorre o baile popular, no Salão Paroquial, com a banda Os Amigos  - grupo que tem 12 anos de formação atuando em todo Mato Grosso com o melhor do Lambadão e todos os ritmos. 

Já no domingo (21), a programação tem início às 7h30 com a santa missa, no Santuário. Às 11 horas os festeiros recebem os cavaleiros e amazonas da Cavalgada Rumo Serra Acima, que fazem a entrega da imagem da santa.

Em sua 18ª edição, o evento tem com objetivo homenagear a padroeira da cidade e contará com a participação de cerca de 150 pessoas.   

Em seguida, será servido o almoço beneficente com costelão na brasa e seus acompanhamentos. O tradicional prato feito em fogo de chão é um dos grandes atrativos do evento. 

A animação fica por conta da dupla Otavio Reis e Gabriel – jovens músicos filhos de Chapada dos Guimarães, que têm despontado no cenário da música sertaneja em todo o Estado. 

A partir das 14 horas, os festeiros realizam o leilão de animais. O convite pode ser adquirido na comunidade e com os festeiros a R$ 25. Vale ressaltar que os comensais devem levar seus pratos e talheres.  

Ano de comemorações

Há 10 meses frente à paróquia, padre Diêggo Ferreira Bento tem se dedicado a todos os preparativos para a festa, com a ajuda dos festeiros da edição, Juarez e Áurea Correia, e apoio de centenas de voluntários.

Anteriormente, o religioso era vigário na Paróquia São Francisco Xavier, em Paranatinga (373 km ao Sul), e havia participado apenas de celebrações de missa na comunidade, portanto, sem envolvimento na organização do evento. 

O padre explica que 2019 é um ano especial e significativo para a comunidade católica do município. “Estamos celebrando 240 anos de construção do Santuário de Sant´Ana, 60 anos de elevação à paróquia, ou seja bodas de diamante, e dois anos como santuário diocesano”. 

Para ele, é uma satisfação ver a entregar à religiosidade e a devoção a Nossa Senhora de Sant´Ana. “São datas muito importantes e significativas para a comunidade”, destaca, ressaltando que o voluntariado mostra todo o amor que o chapadense tem pela santa.

“É a maior expressividade religiosa e cultural de Chapada. O povo realmente vem para colaborar. Sentido cristão que é o trabalho em comunidade. A expectativa de alegria, de comunhão, e que mostra a grande fé. O coração se alegra por toda essa alegria dos devotos, dessa fé, animação alegria e dedicação”. 

O sacerdorte finaliza fazendo um convite para que toda a comunidade cristã faça parte da grande festa. “É uma data especial e sinal de fé. Que a participação não seja apenas pelo social, mas também pela fé e pela devoção. A festa é também uma forma de motivar a cultura e a tradição do povo chapadense, mato-grossense. Esperamos que todos venham e possam se alegrar juntamente com a gente”.

 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS