23 de Abril de 2019,

Cultura

A | A

Sexta-Feira, 08 de Fevereiro de 2019, 15h:32 | Atualizado:

QUILOMBO

Grupo de Brasília se apresenta neste sábado em Cuiabá

teatro-quilombo.jpg

 

Com o espetáculo “Quilombo da liberdade, origens”, o Grupo Cultural e Social Grito da Liberdade, de Brasília, se apresenta na noite deste sábado (9), em Cuiabá. A apresentação acontece às 20h, no Museu do Rio, na Orla do Porto.

A apresentação vai presentear o público com um lindo espetáculo de mitos e ritos dos afrodescendentes numa mescla de capoeira regional e angola e das danças de puxada rede, dança do bastão e maculelê, em que os negros são protagonistas.  

O objetivo, de acordo com o idealizador do grupo, o mestre Cobra, é de descentralizar essa linda cultura e levá-la a um maior número de cidades, perpetuando-a e contribuindo para a formação cultural brasileira”, diz.

O espetáculo conta com uma mescla de elementos, fazendo reverência às mitologias africanas, explorando as técnicas de manipulação corporal, com uma linguagem artística de figurinos que resgatam a ancestralidade e coreografias que desafiam o limite do corpo humano, em um encontro de corpo e da alma. As danças são embaladas ao som de berimbaus, agogôs, atabaques, pandeiros e reco-reco, e trazem histórias reais e fictícias transmitidas pela cultural oral de raiz africana numa surpreendente cena.

Recebendo o grupo, o secretário-adjunto de Cultura, Justino Astrevo, reitera que o espetáculo é uma grande oportunidade para a Cuiabá dos 300 anos.  “A difusão dessa cultura que o grupo representa soma-se à cultura local e ajuda à população a compreender um pouco de suas origens, principalmente os mais novos”, pontua.

O grupo se apresenta na Comunidade Quilombola de Mata Cavalo de Cima, em Nossa Senhora do Livramento, no domingo (10), às 12h.

 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS