Nesta sexta-feira (4/10) acontece o lançamento do livro “Fogo da Liberdade” no auditório do Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O evento será a partir das 19h com uma conversa a respeito da obra que trata da resistência de homens e mulheres negros contra a escravização em Mato Grosso e na América Espanhola nos séculos XVIII e XIX. Na oportunidade a autora do prefácio do livro, a professora aposentada da UFMT Luiza Volpato, vai proferir palestra.
O livro de autoria do professor do Departamento de História da UFMT, Bruno Pinheiro Rodrigues, aborda relatos de resistência contra a escravização por meio de fugas, criação de quilombos e insurreições urbanas. As histórias contadas na obra abordam trajetórias de sujeitos que fugiram, formaram quilombos ou tomaram partido nos diferentes acontecimentos políticos que cortavam o continente no período de dois séculos, XVIII e XIX, com estas lutas na perspectiva de um local mais remoto e distante dos grandes centros coloniais, como era Mato Grosso.
O texto aborda como Mato Grosso como capitania com extensa área territorial e de fronteira, atravessada por numerosos grupos indígenas. São quatro capítulos, em que o primeiro analisa a presença negra nos caminhos que conectavam o Oeste com as regiões mais populosas do Império lusitano. O segundo capítulo reflete o quilombo mais conhecido da região, o Quariterê, bem como a presença indígena e registro da liderança de Tereza de Benguela.
A obra continua no terceiro capítulo com a formação de um quilombo no Alto Peru, que corresponde atualmente a Bolívia, com africanos que haviam fugido de Mato Grosso. O último capítulo traz uma análise da trajetória de Francisco Rios, negro nascido no Brasil, fugido para o Alto Peru e aclamado pela população da região andina como uma liderança durante o início dos primeiros eventos que culminaram nas independências dos países outrora colonizados pela Espanha.