O Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) comemora neste ano, 40 anos desde sua construção. Ao longo deste tempo, o museu se constituiu como um dos principais centros de fomento, apreciação e difusão da arte mato-grossense. Para comemorar o aniversário, o MACP está realizando diversas ações interligadas.
O projeto Imaginarte, que visa ocupar a UFMT com arte, através da pintura de painéis e paredes da universidade, revitalizando as áreas e dando espaço para a cultura cuiabana continua os seus trabalhos, que começaram em 2013, agora integrados à programação da comemoração. O Imaginarte tem convidado artistas conceituados, mato-grossenses em sua maioria, e já realizou a pintura em sete painéis na universidade.
Os artistas que já deixaram seus traços pela UFMT foram Vicente Paulo, Zeilton Matos, Babu 78, Jean Sig, Nilson Pimenta, Benedito Nunes e Ana Ruas. Uma das ações da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) foi a criação de um canal no Youtube, onde está sendo disponibilizada uma série de entrevistas com os autores das obras.
A pintura da parede externa do MACP é a segunda ação das comemorações, e está ligada ao Imaginarte. Intitulada “Percurso”, a pintura traz uma ideia de movimento através das figuras geométricas expostas. Segundo Ana Ruas, “o percurso ligando as entradas e saídas fala não apenas do movimento da universidade, mas também da história do MACP”.
O MACP também realizará uma exposição chamada “Percurso”, a partir do dia 10 de junho, que reunirá obras de 35 artistas mato-grossenses. Artistas como Jonas Barros e Miguel Penha já estão confirmados. A exposição apresentará um pouco doque é produzido em artes plásticas à população e a turistas.