25 de Agosto de 2019,

Cultura

A | A

Terça-Feira, 23 de Abril de 2019, 17h:10 | Atualizado:

PROGRAMA

Palavra Literária estreia neste sábado na TV Assembleia

palavraliteraria.jpg

 

Na semana em que se comemora o Dia Internacional do Livro (23 de Abril), a TV Assembleia (TVAL) lança o programa Palavra Literária, projeto idealizado pela Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa para dar destaque à produção literária de Mato Grosso.

O novo espaço na programação terá duração de meia hora e vai trazer entrevistas com autores mato-grossenses, dicas de leitura e divulgação de eventos literários que acontecem no estado. O programa será exibido aos sábados, às 8h30, no canal 30.1 e também no canal da TV Assembleia no You Tube -  youtube.com/tvassembleiamt. A estreia é no próximo sábado (27), com o escritor e multiartista Caio Ribeiro.

“A ideia é criar um painel de literatura mato-grossense e usar o espaço da TV pública para divulgar e promover a produção cultural de Mato Grosso”, explica um dos responsáveis pelo projeto, o revisor da Secom Edelson Santana. A produtora da TVAL, Larissa Campos, ressalta o caráter inovador da atração. “É uma coisa inédita em Mato Grosso, um programa todo calcado no tema único que é literatura”, destaca. “É uma boa forma de divulgar os autores que vivem aqui e também é possível que outros se inspirem para produzir literatura e buscar os livros”, completa Larissa Campos.

A apresentação está por conta do músico-educador Raul Fortes. “Estou super entusiasmado por ser nossa cultura e poder mostrar quanto é rico e quanto se produz aqui”, afirma. “É muito prazeroso [participar] e acredito estar fazendo parte de um marco para Mato Grosso. Creio que nunca houve um programa inteiro de literatura no estado”, comemora Raul Fortes.

O programa Palavra Literária tem direção de José Augusto Barbosa Filho. Ele promete uma atração leve e “gostosa de se assistir”. “Procurei dar dinamismo, criar quadros que conversassem com a literatura, falar de livros que foram parar nas telas, resgatar pessoas como num álbum de memórias... Fazer um grande apanhado da literatura, trazer Silva Freire, Barão de Melgaço”, ilustra José Augusto.

Todo programa terá um escritor convidado, que além de falar de sua escrita e referências também vai mostrar o espaço onde costuma escrever. “O Eduardo Mahon, por exemplo, nos levou para o quarto dele”, explica o diretor. “São pessoas das mais diversas esferas e todos têm em comum o ofício de escritor, vamos mostrar quanto é vasto esse universo e que cada um tem uma referência e uma maneira de escrever. É importante lembrar que a gente tá falando de literatura brasileira produzida em Mato Grosso”, completa José Augusto. A primeira temporada do Palavra Literária tem dez episódios garantidos. 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS