Na manhã desta sexta-feira (02.07), uma comitiva da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, liderada pelo titular da pasta, Beto Dois a Um, desembarcou no município de Sorriso para conhecer um dos Pontos de Cultura mais humanizados de Mato Grosso, a Associação Mãezinha do Céu.
“Estou muito emocionado e lisonjeado em poder estar aqui hoje, conhecendo de perto este trabalho tão bonito e relevante para o futuro de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. ´É de encher os olhos”, diz o secretário Beto Dois a Um.
A Associação Mãezinha do Céu, idealizado no ano de 2000 por Cleuvis José dos Santos, foi construído sobre uma cascalheira, antigo deposito de lixo de Sorriso, que hoje atende 140 crianças e adolescentes de 4 a 16 anos, com quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar) e diversas atividades socioeducativas. Por mês a instituição serve mais de 13.600 refeições.
“Quando eu via o desespero de algumas mães em sofrimento por terem seus filhos indo presos, pensei, preciso mudar essa realidade. O nosso objetivo é trabalhar a formação desses jovens e orientá-los a sempre fazerem o bem, custe o que custar, trabalhando, principalmente, o caráter deles. Nossa missão é alimentar crianças e adolescentes, mas também, dar amor e carinho para que se tornem adultos capazes de transformar a sociedade”, explica Cleuvis José dos Santos.
Hoje, com 16 funcionários, entre eles assistente social, pedagogo e psicólogo, a Associação Mãezinha do Céu tem o reconhecimento da sociedade e segue transformando vidas. Além das refeições diárias que contam com duas hortas cuidadas pelos jovens (hidropônica e tradicional), a associação oferece aulas de música (dezenas de instrumentos), judô, informática, inglês, teatro, artesanato, pintura, desenho. A instituição oferece ainda apoio pedagógico, auxílio nas tarefas escolares e preparação dos adolescentes para inserção no Programa Menor Aprendiz.
A Associação Mãezinha do Céu tem como meta promover e articular ações de defesa de direitos, prevenções, orientações, participação em eventos, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes e à construção de uma sociedade mais justa e solidária.
O fundador Cleuvis, ex-presidiário, não queria que crianças e jovens caíssem no mundo do crime, como aconteceu com ele no passado. Seu processo de transformação acabou influenciando outras gerações e inspirou um importante exemplo de luta e superação.
“Nosso objetivo é evitar que crianças e adolescentes se envolvam na criminalidade, tirando-as do risco social. Posso afirmar com orgulho que somos referência no trabalho de transformação social dessas crianças. A presença do secretário Beto Dois a Um aqui hoje é uma prova de reconhecimento do nosso trabalho. É preciso acreditar no ser humano, independente da condição que ele se encontre”, conclui.
Reconhecimento nacional
O Mãezinha do Céu ganhou destaque nacional quando a jornalista Sandra Annenberg apresentou o ponto de cultura de Sorriso na série “Caçadores de bons exemplos”, no programa “Como será?”.