Cultura Terça-Feira, 07 de Abril de 2015, 12h:22 | Atualizado:

Terça-Feira, 07 de Abril de 2015, 12h:22 | Atualizado:

Notícia

Professores da UFMT lançam livro sobre a ‘Rusga’

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

O livro “Rusga, uma rebelião no sertão - Mato Grosso no Período Regencial (1831-1840)” será lançado nesta terça-feira (07.04), às 19 horas, no Salão Nobre “Rubens de Mendonça”, do Palácio da Instrução, em Cuiabá. O evento tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). 

A publicação é uma coletânea de artigos de professores doutores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e de outras instituições de ensino superior, como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e particulares, como a Universidade de Cuiabá (Unic). 

Os professores Maria Adenir Peraro e Ernesto Cerveira de Sena explicam que os artigos são resultados de pesquisas, em sua maioria inéditas, que procuram responder indagações e apresentar novas possibilidades de análises sobre a Rusga Cuiabana. A rusga foi um evento histórico ocorrido em Cuiabá há 180 anos, mais especificamente em 1834 e, ainda nos dias atuais.

No livro, a Rusga é tratada sob variadas dimensões: desde os atos de forte violência e as fugas e perseguições aos portugueses (bicudos), passando pela identificação dos grupos políticos e seus personagens, até as relações entre elites políticas locais e o governo central, além dos entendimentos e desentendimentos com um de nossos países vizinhos, a Bolívia.

O lançamento do livro será às 19h no Palácio da Instrução, localizado ao lado da Catedral Metropolitana de Cuiabá, no centro da cidade.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet