O livro “Rusga, uma rebelião no sertão - Mato Grosso no Período Regencial (1831-1840)” será lançado nesta terça-feira (07.04), às 19 horas, no Salão Nobre “Rubens de Mendonça”, do Palácio da Instrução, em Cuiabá. O evento tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
A publicação é uma coletânea de artigos de professores doutores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e de outras instituições de ensino superior, como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e particulares, como a Universidade de Cuiabá (Unic).
Os professores Maria Adenir Peraro e Ernesto Cerveira de Sena explicam que os artigos são resultados de pesquisas, em sua maioria inéditas, que procuram responder indagações e apresentar novas possibilidades de análises sobre a Rusga Cuiabana. A rusga foi um evento histórico ocorrido em Cuiabá há 180 anos, mais especificamente em 1834 e, ainda nos dias atuais.
No livro, a Rusga é tratada sob variadas dimensões: desde os atos de forte violência e as fugas e perseguições aos portugueses (bicudos), passando pela identificação dos grupos políticos e seus personagens, até as relações entre elites políticas locais e o governo central, além dos entendimentos e desentendimentos com um de nossos países vizinhos, a Bolívia.
O lançamento do livro será às 19h no Palácio da Instrução, localizado ao lado da Catedral Metropolitana de Cuiabá, no centro da cidade.