Cultura Quarta-Feira, 13 de Agosto de 2025, 15h:49 | Atualizado:

Quarta-Feira, 13 de Agosto de 2025, 15h:49 | Atualizado:

Notícia

Projeto aproxima jovens dos biomas de MT com tecnologia imersiva

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

nos limites da natureza.jpg

 

O Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá, recebeu na segunda-feira (11) alunos e professores de mais de 15 escolas da rede pública estadual para o lançamento do projeto inédito “Nos Limites da Natureza”. A iniciativa, idealizada pela Associação Angeli, conta com emenda parlamentar de R$ 1,5 milhão destinada pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

“É uma experiência bacana, para que as novas gerações tenham amor e respeito com a natureza. E para isso, é preciso conhecer. Então, essa emenda parlamentar, ela tem essa função didática e pedagógica, em fazer uma imersão – naquilo que chamamos – nos limites da natureza, para que eles possam pela primeira vez, ver de perto os animais, os peixes, as aves, as belezas do Cerrado, das nascentes, das corredeiras e das cachoeiras. A imponência da Amazônia e a diversidade e as maravilhas do Pantanal. Esse é um produto novo e, eu espero que possa ser a iniciação de uma paixão das novas gerações mato-grossenses e conscientização ambiental”, disse o parlamentar.

De acordo com o presidente da Associação Angeli, Andres Leal, o projeto é inovador no Brasil por unir inclusão tecnológica, social, cultural e científica voltada ao público jovem. “Para aqueles que ainda não tiveram contato direto com os biomas de Mato Grosso, a proposta permite essa aproximação por meio de óculos de Realidade Virtual (RV) Meta Quest 2, que revelam as grandiosidades e vulnerabilidades da natureza com imagens captadas em 360°, sons ambientes reais e trilhas sonoras sensoriais. Se não podemos levar todos os alunos aos biomas, trazemos os biomas até eles”, destacou.

nos limites da natureza1.jpg

 

A estrutura do projeto é itinerante, com um ônibus equipado como laboratório móvel de educação ambiental, permitindo que os estudantes vivenciem a experiência imersiva e desenvolvam um senso crítico sobre preservação, sustentabilidade e riscos de colapso ambiental. As imagens foram registradas com câmeras 360° de alta tecnologia, drones especiais e equipe técnica qualificada, garantindo cerca de 10 minutos de experiência sensorial.

A ação une ciência, arte, tecnologia e educação para estimular a conscientização ambiental. A expectativa é atender mais de 10 mil estudantes da rede estadual de ensino em Cuiabá e Várzea Grande. As atividades começaram nesta terça-feira (12), na Escola Estadual Professor Ulisses Cuiabano, e seguem até 30 de setembro. Em outubro e novembro, as demais escolas municipais também serão contempladas.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet