A Câmara dos Vereadores de Cuiabá aprovou, na terça-feira (22), um projeto de lei que garante sessões de cinema adaptados para crianças e adolescentes que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA). A proposta seguiu para a sanção do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). O projeto prevê que uma vez ao mês, os cinemas reservem uma sessão para crianças e adolescentes autistas e seus familiares.
As sessões para esse público não podem ter anúncios comerciais e as luzes e o som precisam ser reduzidos. De acordo com o projeto de lei, os cinemas não vão precisar investir para adaptar as salas e, por isso, o torna viável.
O projeto de lei é de autoria da vereadora Michelly Alencar (DEM). A elaboração foi feita após relatos de membros da Associação dos Amigos dos Autistas (AMA) e famílias com pessoas autistas. As sessões precisam ter o símbolo mundial do espectro autista, afixado na entrada da sala de exibição. Os filmes exibidos serão apropriados à faixa etária do público.
Além disso, os espectadores poderão sair da sala e voltarem ao longo da sessão, sempre que desejarem. As salas de cinema terão 90 dias após a aprovação da lei para se adaptar e se preparar para criar as sessões mensais.