08 de Julho de 2020,

Cultura

A | A

Terça-Feira, 29 de Abril de 2014, 11h:50 | Atualizado:

Sarau de poesia será realizado na Escola Marechal Rondon

A Escola Municipal de educação básica Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon promove nesta quarta-feira (30), a partir das 8h, a 3ª edição do Sarau de Poesias, que contará com a participação de poetas e artistas regionais.

O evento contará com a participação dos atores Lioniê Vitório e J. Astrevo (Nico e Lau), poetas e os escritores Lorenzo Falcão, Airton Reis, Larissa Freire e Bia Corrêa.

O Sarau de Poesias é uma das atividades de abertura oficial do projeto “Cata-vento, Palavras em Movimento”, realizado pela escola desde 2012. O projeto tem como objetivo desenvolver atividades de incentivo à leitura envolvendo toda a comunidade escolar de forma integrada ao processo de ensino-aprendizagem.

Idealizado pelas professoras Maria Auxiliadora de Oliveira e Isabel Cristina Corrêa, o projeto “Cata-vento, Palavras em Movimento” é realizado com aproximadamente 200 alunos com idade entre 9 a 13 anos, além de contar com toda a comunidade escolar.

“Sabemos que um dos principais requisitos para o sucesso da educação está no ato de ler. A atividade de leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos, mas significa, de fato, interpretar e compreender o que se lê”, destaca a professora Maria Auxiliadora.

Segundo a professora Isabel Cristina, o projeto auxilia na ação pedagógica e amplia os horizontes do mundo escolar. “Estamos formando aluno-leitor e, consequentemente, auxiliando no desenvolvimento das habilidades de fala e escrita, na formação de opiniões, na formação de sua identidade, na compreensão do mundo que os cerca e na expansão de seus horizontes e expectativas”, observa a professora.

A diretora da unidade escolar, Marilza Schuina, explica que o projetooferece aos alunos oportunidades desenvolver suas competências de leitura e escrita, bem como, atividades culturais para os alunos da escola e comunidade. “O cidadão ativo e consciente é aquele que melhor consegue realizar uma leitura de mundo e enfrentar os desafios que o possibilite tornar-se um agente transformador”.

Além do Sarau de Poesias, o projeto também promove outros momentos de cultura e aprendizado com os alunos, como o sarau de espanhol, teatro, show de talentos, e inúmeras atividades que culminam em um concurso de leitura.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS