A TV Centro América inaugurou, nesta quinta-feira (19), a nova redação multiplataforma, em Cuiabá. O novo espaço conta com um painel de led com 18 metros quadrados, o que permite a interação com a cidade e com as equipes de reportagem, telões interativos em um ambiente moderno e acolhedor. Agora, os tradicionais telejornais MT1 e MT2 serão apresentados no novo estúdio.
O projeto arquitetônico foi criado para valorizar cada metro quadrado da nova redação de conteúdo. Quem estiver em casa vendo o jornal vai aos poucos conhecer os rostos de quem está por trás da notícia, garantindo a credibilidade e relevância do jornalismo da Rede Mato-grossense de Comunicação (RMC).
Com câmeras de última geração que podem ser operadas a distância, o coração da nova redação conta com um palco no centro, onde os âncoras estarão cercados dos colegas de todas as plataformas, mas principalmente de tecnologia.
A redação de conteúdo coloca em prática um conceito inovador: a mesa de comando terá os responsáveis de cada uma das mídias: g1, Portal Primeira Página, rádio Centro América FM, TV Centro América e as redes sociais.
Para a chefe de redação multiplataforma, Ana Paula, isso facilita a agilidade no trabalho jornalístico, o que permite acompanhar o ritmo dos acontecimentos conforme ocorrem na sociedade.
"A notícia circula muito rápido. A gente decide muito rápido e aproveitamos todos os recursos disponíveis e, com isso, não temos retrabalho", afirmou.
A jornalista e apresentadora Luzimar Collares já teve a oportunidade de apresentar o Jornal Nacional nas comemorações do aniversário do principal telejornal da TV brasileira. Agora, a emoção se repete novamente.
"Nossa nova redação segue o conceito das redações da TV Globo. É um ambiente de trabalho integrado muito moderno. O cenário está bem bonito e tenho certeza que o pessoal em casa vai amar, assim como nós estamos amando", contou.
Segundo o supervisor técnico Leidson Bezerra, o novo cenário permite mais eficiência nas apresentações.
"É uma iluminação em LED, moderna, mais eficiente e que vai possibilitar ajustes manuais de tons, cores e mais detalhes ao vídeo. O que traz novas possibilidades de apresentação e produção", disse.
Decisões rápidas
As posições dos jornalistas no novo espaço foram estudadas para facilitar a comunicação entre as editorias dos jornais, programas, além da produção de pautas, reportagem, edição de imagens e até reuniões.
A tomada de decisões será rápida para colocar em prática os melhores recursos na cobertura de um fato. Esse é o conceito de integração multiplataforma em ação.
A proposta de trabalho sem hierarquia na reunião, todos terão espaço para expor ideias e sugestões. Nesse ambiente descontraído que propõe um desagio: o que vamos aprontar amanhã para surpreender a audiência?
Esse projeto ousado que tomou forma, planejado e discutido a exaustão para atender as necessidades de um jornalismo ágil e eficiente.
Novo capítulo
Com a inaguração da nova redação, mais um capítulo da história da RMC é escrito. O desejo de estar sempre na vanguarda, a frente do seu tempo é uma lição deixada por quem não está mais aqui.
O sonho que começou com a implantação da TV Morena em Campo Grande (MS), em 1965, quando Mato Grosso e Mato Grosso do Sul ainda eram unidos em apenas um estado. Dois anos depois, naquela época, inaugurou a TV Centro América em Cuiabá.
Atualmente, são sete emissoras afiliadas à Rede Globo nos dois estados, com seis rádios, redes sociais e dois portais de notícias, g1 e Primeira Página que levam ao público informação, entretenimento e credibilidade.