10 de Dezembro de 2019,

Cultura

A | A

Quarta-Feira, 26 de Fevereiro de 2014, 13h:00 | Atualizado:

Varredores de rua assistem a filmes antes de ir para o trabalho

Na última segunda-feira (24), os responsáveis pela limpeza da cidade assistiram a filmes antes de sair para o serviço nas ruas. Foram duas sessões de cinema, montado na Secretaria de Serviços Urbanos de Cuiabá, através do projeto Mostra Cinema Paradiso, de iniciativa dos organizadores do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá.

Para a sessão, foram selecionados filmes divertidos, numa tentativa de proporcionar lazer e entretenimento a estes profissionais. "Nunca fui ao cinema e o cinema acabou vindo até mim", disse o gari Leidineri Costa, 41 anos.

Para o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, a iniciativa concretiza o trabalho de inclusão que vem sendo realizado junto aos funcionários. “Sempre buscamos a inclusão social dos nossos trabalhadores – e esta iniciativa vem ao encontro de nosso esforço, proporcionando conhecimento e cultura a todos”, afirmou.

O secretário municipal de Cultura, Alberto Machado, destacou o projeto inovador da mostra, que “beneficia pessoas que nem sempre têm oportunidade de acesso a cultura”.

A Mostra Paradiso foi idealizada para chegar às pessoas que não têm acesso às salas de cinema. 

Cinema Paradiso

A Mostra Cinema Paradiso tem como principal objetivo garantir o reconhecimento dos direitos sociais e culturais, inerentes à natureza do indivíduo. Esta mostra itinerante percorre instituições de saúde, assistenciais, prisionais e programas sociais com uma programação de filmes cuja temática procura minimizar os impactos causados pela atual condição destas pessoas.

Em comum, a impossibilidade temporária de liberdade – por confinamento voluntário e involuntário-, seja por motivo de saúde, problemas com a justiça, desajustes sociais e condições mínimas de sobrevivência que acabam limitando o acesso a bens artísticos.

Além das pessoas assistidas pelas instituições e órgãos envolvidos, os funcionários destes locais também são beneficiados pelo projeto. A mostra Cinema Paradiso melhora a qualidade do ambiente do trabalho e as relações, a partir do momento em que os envolvidos estão de frente ao mundo fascinante do cinema.

O projeto já acumula 15 anos, percorrendo instituições como o Programa Agente Jovem, Hospital do Câncer, AACC, Casa de Amparo às Mulheres Vítimas de violência, Projeto Siminina, Projeto Ser Menino, Pronto Socorro Municipal, Programa Peti, Unidade Prisional Feminina Pascoal Ramos.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS