12 de Julho de 2020,

Cultura

A | A

Quinta-Feira, 20 de Novembro de 2014, 11h:50 | Atualizado:

APRESENTAÇÃO

Violeiro encerra temporada da Orquestra de MT

ivan_vilela1.jpg

 

Dias 22 e 23 de novembro, sábado às 20h e domingo às 19h, a Orquestra do Estado de Mato Grosso, sob a regência do maestro Leandro Carvalho, encerra a Temporada 2014 no Cine Teatro Cuiabá. Para o último programa do ano, reservou a presença daquele que é uma das grandes referências mundiais como instrumentista e pesquisador da viola caipira, Ivan Vilela.

O violeiro Ivan Vilela é um dos mais representativos nomes do grande movimento de exaltação da música tradicional do Brasil, além de ser um dos especialistas do instrumento, também é idealizador do primeiro curso de bacharelado de viola caipira do mundo.

Atuante, entre suas composições constam mais de cem canções e uma Ópera Caipira. Ivan Vilela preparou para os Concertos Oficiais de novembro, junto a OEMT, obras das mais especiais: A força do boi, Sertão, Armorial e Menino Saci. Exímio investigador de festas populares vai revelar-se à plateia cuiabana como um fio condutor da música e dos sentimentos que fluem nos rincões brasileiros.

Depois das apresentações no Cine Teatro, Ivan Vilela e a OEMT entram em estúdio para a gravação do próximo disco da Orquestra, o décimo da discografia, sob a direção artística do maestro Leandro Carvalho. A gravação do disco dedicado a viola caipira segue até o final da semana, no Estúdio Inca, em Cuiabá. O álbum está previsto para ser lançado no primeiro semestre de 2015.

Sobre a união da viola caipira e a música de concerto, Ivan explica: “a música caipira, como todo seguimento da cultura brasileira, não só da música, está sujeita a misturas, a influências de foras e essas influências podem dar muito certo”.

Os concertos que encerram a temporada reservam ainda a primeira parte à Serenata para Cordas Op.20, do compositor inglês Edward Elgar. Escrita em 1892 e dedicada à sua esposa, Alice, esta delicada peça, que Elgar afirmou ter sido a primeira a deixá-lo satisfeito, permanece como uma das favoritas do público e, ao lado da suíte Wando of Youth, é sua mais antiga composição a permanecer no repertório de concerto.

Os ingressos para os Concertos Oficiais de novembro estarão à venda na bilheteria do Cine Teatro Cuiabá ou pelo site ingresso.com, a partir de terça-feira (18) e custam R$10 e R$5 (meia).

 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS