A boxeadora argelina Imane Khelif, envolvida em polêmica sobre gênero nos Jogos Olímpicos de Parus, mudou o visual. Em vídeo postado no Instagram, a medalhista de ouro na categoria até 66 quilos, Imane aparece com um estilo bem diferente do que foi visto nos ringues da capital francesa.
As autoridades francesas iniciaram uma investigação após uma denúncia de ciberbullying apresentada pela boxeadora. Segundo a revista americana "Variety", o bilionário Elon Musk, proprietário da rede social X e da Tesla, e a escritora britânica JK Rowling, autora da saga Harry Potter, são citados na denúncia.
Após competir sem alarde em nos Jogos de Tóquio, em 2021, Khelif se viu envolvida em Paris numa controvérsia sobre gênero, com embate entre Comitê Olímpico Internacional (COI) e a Federação Internacional de Boxe (IBA) em conflito sobre o tema.
A polêmica começou no ano passado, quando Imane e a boxeadora taiwanesa Lin Yu-Ting, também no centro das atenções em Paris pelo mesmo motivo, foram desclassificadas do Mundial feminino, disputado em Nova Délhi (Índia).
Segundo a IBA, Imane não passou em exame destinado a estabelecer seu gênero. A entidade se recusou a especificar que tipo de exame havia realizado. Diante desse quadro, o COI afirmou que a argelina poderia participar dos Jogos Olímpicos na categoria feminina.
A polêmica ressurgiu em Paris quando sua adversária na primeira luta do torneio, a italiana Angela Carini, abandonou a luta logo no minuto inicial do primeiro round.
O Vigilante
Sexta-Feira, 16 de Agosto de 2024, 10h50