22 de Outubro de 2019,

Curiosidades

A | A

Sábado, 21 de Setembro de 2019, 10h:50 | Atualizado:

OUTUBRO ROSA

Campanha contra câncer de mama tem até show nacional

outubrorosa.jpg

 

Na 10ª edição da Campanha Outubro Rosa, em 2019, a Associação de Apoio a Pessoas em Tratamento e Pós-tratamento do Câncer de Mama em Mato Grosso, a MTmamma amigos do peito, realiza uma programação intensa de alerta da sociedade para o diagnóstico precoce da neoplasia que atinge principalmente, as mulheres e uma parcela dos homens, em todo o mundo e no país. A abertura oficial, vai ser realizada no domingo (06), a partir das 19h, no Parque das Águas, em Cuiabá. A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) faz um concerto especial como uma das principais parcerias consolidadas da MTmamma, ao longo destes 10 anos de luta contra o câncer de mamma.   

SANTA CASA ROSA

A iluminação com a cor rosa, símbolo mundial da campanha começa a colorir prédios da Capital, a partir de segunda (30.09), o primeiro é o do Hospital Estadual Santa Casa, às 19h.

No final do mês, sexta-feira (25/10), a Santa Casa e a MTmamma promovem uma ação um mutirão garantindo acesso à consulta com médicos especialistas e exames, como ultrassonografia e mamografia. Estão disponíveis 300 atendimentos para pessoas acima de 40 anos que estão na fila do Sistema Único de Saúde (SUS).

ALMIR SATER E MOSTRA DE DANÇA

A novidade musical desta edição é o show de Almir Sater, no Centro de Eventos Pantanal, na sexta-feira (11). Um presente para assistidas, voluntários e convidados da associação que na compra do ingresso vão colaborar com a entidade. Parte da renda do show vai ser repassada para a entidade investir no projeto da sede própria. 

Pelo segundo ano consecutivo, a Mostra de Dança, da academia Gisele Moreno Jazz, no Zulmira Canavarros, também vai destinar parte da bilheteria para a associação. São parceiros que reconhecem o trabalho da entidade sem fins lucrativos e, desde que foi criada, se mantém com doações da sociedade e a contribuição de associados.

O debate, na quinta-feira (03) com o Conselho Estadual da Mulher vai abordar as questões que envolvem o diagnóstico e tratamento da neoplasia em Mato Grosso. Os demais eventos da agenda fazem parte da programação anual da campanha: Caminhada pela Saúde das Mamas, atividades na praça Alencastro e a 11ª MACARROmamma. 

ESTATÍSTICA

No Brasil, o câncer de mama é o que mais atinge o sexo feminino. A última estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2018,  é o registro de 59.700 novos casos, somente em mulheres. Os homens também podem ter a doença, mas, o índice representa apenas 1% do total. Em Mato Grosso, os dados oficiais apontam 680 novos casos, sendo 220, na Capital.

Na prática, a presidente da MTmamma, Cleuza Dias, disse que a percepção é de um número maior de casos de câncer mama e há uma preocupação crescente com a detecção em mulheres jovens. “Nós atendemos mulheres muito jovens com câncer de mama e, por isso, a informação é a nossa principal arma para a detectar o problema o quanto antes. O autoexame, a visita periódica ao médico e exames específicos garantem o diagnóstico precoce que pode salvar vidas. Com o tratamento mais rápido as chances de cura chegam a mais de 90%. Alertamos todas as gerações para as medidas de prevenção", ressaltou Cleuza Dias.

UMA DÉCADA DE LUTA

Quando a Associação de Apoio a Pessoas em Tratamento e Pós tratamento do Câncer de Mama, realizou em Cuiabá, a primeira campanha em 2010, iluminando a igreja Bom Despacho  assim como acontece em vários países, no mês de outubro, inspirou inúmeras instituições públicas e privadas, no Estado. A associação também promove, no mês de março, a Marcha Rosa por melhorias na estrutura de atendimento de cânce, em Mato Grosso.

A MTmamma, criada oficialmente, em março de 2009,  é reconhecida pelo governo do Estado e pelo município, como entidade pública sem fins lucrativos. Atualmente, tem cerca de 100 voluntários e 300 assistidas (pessoas em tratamento e pós-tratamento do câncer de mama), sobrevive com as mensalidades dos associados, doações e colaboração da sociedade. 

As assistidas participam das atividades realizadas por voluntários, gratuitamente, como aulas de hidroginástica, yoga, reiki, meditação, oficinas de artesanato e customização, bate-papos mensais e grupo de psicoterapia e orientações jurídicas. 

A MTmamma tem ainda o primeiro Banco de Perucas do Estado e disponibiliza sutiãs com bojo para as mulheres que passaram por cirurgia para retirada do seio afetado, fisioterapia, entre outros. A sede da entidade é no jardim Petrópolis, em Cuiabá.

10ª EDIÇÃO CAMPANHA OUTUBRO ROSA - 2019

30/09 - 20/10 - 10h às 22h - Bazar Beneficente -Shoppings 3 Américas, Estação e VG

       Palestras conforme  agendamento

30/09 - 19h - Iluminação rosa Hospital Estadual Santa Casa - parceria com a MTmamma na Campanha Outubro rosa

01/10 - 14h - Panfletagem e venda produtos no saguão do Teatro Zulmira Canavarros 

20h - Iluminação rosa Assembleia Legislativa de Mato Grosso parceria com 

MTmamma na Campanha Outubro Rosa                          

03/10 - 14h- Debate Câncer de Mama em MT- CEM (auditório OAB-MT)

06/10 - 19h - Abertura Oficial com Orquestra Sinfônica UFMT (Parque das Águas) 

11/10 - 21h-  Show  Almir Sater - Centro de Eventos Pantanal

12/10 - 16h- Caminhada pela Saúde das Mamas (Parque das Águas)

19/10 -  8h-  Mutirão da Saúde das Mamas - Hospital Estadual Santa Casa  

25/10 -  8h-  MTmamma na Praça Alencastro

26/27- 19h-  Mostra de Dança MOVE - parte da renda para MTmamma    

09/11- 20h-  11ª MACARROmamma (Cenarium Rural)

 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS