A cantora Ana Rafaela gravou o clipe de uma música em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa Surda, comemorado na quarta-feira (30). No vídeo, ela interpreta a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para que os surdos possam entender a letra da música. O clipe foi publicado nas redes sociais nessa data e tem muitos compartilhamentos e curtidas.
Ana Rafaela contou que a ideia surgiu durante conversa com alguns amigos sobre a importância da acessibilidade nos eventos culturais. Então, decidiu gravar um vídeo de uma música do cantor César Lacerda, chamada “Eu vi quando você chegou”.
“No intuito de experimentar e me permitir, enquanto artista, a aprender a cantar com as mãos, numa espécie de coreografia. Eu me dediquei para fazer as palavras com muito significado e expressão corporal”, afirma.
Para a produção do clipe, ela convidou o amigo diretor, Keydson Barcelos, e compartilhou as ideias que teve como um fundo neutro e que ela pudesse ficar em destaque na cena.
O vídeo tem algumas inspirações da produção de “Apesar de querer”, de Rodrigo Alarcon, vídeos da cantora Luiza Caspary e até de Paul McCartney.
"Muitas pessoas se emocionaram e se atentaram para a acessibilidade. Isso é muito gratificante”, afirma.
Todas essas referências foram em Libras. Para ajudá-la, ela chamou a instrutora, tradutora e professora de língua de sinais, Maysa Faleiro, para ensinar e traduzir as palavras e interpretar no vídeo.
Ana Rafaela conta que já tinha esse desejo há muitos anos e que no final de junho começou a planejar.
"Foi um processo muito rápido, mas eu tinha esse desejo há muitos anos e fui alimentando-o no meu coração. Eu tive esse 'start' de aprender a música em Libras e gravar o clipe e fiquei muito encantada com o resultado”, afirma.