Se o dia 3 de fevereiro ficou conhecido como "o dia em que a música morreu" após o acidente que vitimou Buddy Holly, Ritchie Valens e JP Richardson em 1959, o dia 5 de abril de 1994 pode ser considerado o dia em que boa parte do rock morreu. Foi nesse dia que uma bala saiu da espingarda Remington e atravessou o crânio do músico responsável pela última grande revolução da música: Kurt Cobain. O guitarrista e vocalista do Nirvana, com 27 anos na época, encerrou ali sua trajetória como músico e, talvez sem saber, deu pontapé em um dos legados mais valiosos do rock mundial.
Segundo o laudo oficial das autoridades, se não fosse o tiro, teria morrido de overdose de heroína. Extra-oficialmente as suspeitas de assassinato são frequentes, principalmente entre os fãs. As circunstâncias da morte de Cobain são tão incertas quanto sua vida. As teorias que surgem ciclicamente só contribuem para que o mito em torno do músico cresça.
Anos-luz distante do ícone do rock que liderou uma geração, Cobain nasceu na cidade de Aberdeen, vizinha a Seattle. A personalidade instável era fruto, segundo os que estavam à sua volta de dois fatores: o divórcio dos pais aos nove anos e dores de estômago crônicas que sofreu durante toda sua vida. Dores tão intensas que teriam agravado seu vício em heroína como escape.
Outra válvula encontrada por Kurt para deixar sua energia fluir foi a música. Ao lado do amigo Kirst Novoselic, Cobain esboçou sua primeira empreitada na música. Logo estava formado o Nirvana ao lado de Novoselic, Chad Channing (bateria) e Jason Everman (guitarra), encontrou-se. O rock pesado e simplista, de sotaque punk, falava sobre sua vida pessoal.
Depois da estreia com o álbum Bleach (1989), a banda se estabilizou em um trio. As impressões - e principalmente aflições - de Kurt Cobain sobre sua perspectiva do mundo em que vivia se tornaram recorrentes nas letras das canções e na fúria de suas execuções. Essa combinação explosiva de melodia e barulho se tornou marca registrada do Nirvana e praticamente de tudo o que se produzia em Seattle.