Pela primeira vez em Brasília, foi realizada uma cirurgia de correção pré-natal da mielomeningocele: a operação foi feita com o bebê ainda dentro do útero da mãe, no Hospital Santa Helena, da Rede D’Or São Luiz, na última sexta-feira (17/05/2019). A doença é caracterizada por uma falha do fechamento do tubo neural no final da coluna e acontece por fatores genéticos e ambientais. O procedimento médico é realizado para evitar que os nervos expostos ao líquido amniótico sejam ainda mais comprometidos.
Pacientes com má-formação na medula espinhal possuem graves complicações para a mobilidade das pernas e pés, controle da bexiga e ânus, além de graus variados de déficits cognitivos. Outra consequência é a hidrocefalia, um acúmulo de líquido no cérebro que pode levar ao retardamento mental. A doença acomete uma a cada 1 mil crianças nascidas no país.
“No Brasil é uma cirurgia relativamente comum. Em países onde o aborto é permitido, as mães têm opção de decidir sobre o prosseguimento da gravidez”, explica Maurício Saito, cirurgião responsável pela operação. Ele conta que o bebê tem 25 semanas e que a cirurgia intrauterina é capaz de diminuir os danos causados pelo problema, sem a possibilidade de remissão completa, contudo.
Segundo Saito, o procedimento correu dentro do previsto e, por meio do ultrassom, é possível verificar que os resultados foram bons. Dependendo da cicatrização do bebê, podem ser necessárias outras cirurgias depois do nascimento, inclusive para implantação de dreno no cérebro.