Curiosidades Quarta-Feira, 10 de Julho de 2024, 00h:15 | Atualizado:

Quarta-Feira, 10 de Julho de 2024, 00h:15 | Atualizado:

SÓ VANTAGENS

Saiba o que acontece com seu corpo ao comer uma mação por dia

A fruta pode ser importante para o bom funcionamento do organismo

METRÓPOLES

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

maca

 

Não é novidade que as frutas são ricas em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. E a maçã, que é uma das mais populares no Brasil e no mundo, não é diferente. Ao consumir uma unidade dela por dia, já é possível se proteger até mesmo de algumas doenças.

Segundo a médica nutróloga Valéria Goulart, da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), estudos apontam que entre os benefícios da maçã está a diminuição na incidência de diabetes tipo 2, por ela ser rica em antioxidantes.

A especialista explica que a maçã tem polifenóis, substâncias que protegem o coração e previnem doenças cardiovasculares. Ela também tem pectina, que ajuda a diminuir a absorção de gorduras que são ingeridas no dia a dia e, consequentemente, ajuda no combate ao colesterol ruim.

Maçã é aliada da saúde

“A maçã é capaz de melhorar a dor de estômago e auxilia no combate à gastrite pelo fato de funcionar como um gel. A fruta também aumenta a produção de acetilcolina (neurotransmissor responsável por auxiliar a memória) e, com isso, diminui a chance do indivíduo desenvolver Alzheimer ou derrame cerebral”, diz a médica.

Os polifenóis agem também como anti-inflamatórios e reduzem a chance da pessoa ter câncer, principalmente na parte digestiva.

“Uma outra função é combater os radicais livres, aqueles que retardam o envelhecimento. Ela ainda favorece a produção de colágeno, ajuda na saúde bucal e tem ácido málico, que aumenta a produção da saliva e diminui a proliferação de bactérias que formam a placa bacteriana”, explica Goulart.

De acordo com um estudo realizado no Instituto Nacional dos Estados Unidos, comer uma maçã por dia ajuda a prevenir doenças.

A pesquisa envolveu mais de 8 mil participantes ao longo de um ano. Aproximadamente 10% deles consumiam uma maçã por dia. Esses indivíduos necessitaram de menos medicamentos, adoeceram menos frequentemente e relataram um aumento na energia e disposição.

A nutróloga ressalta ainda que o melhor horário para aproveitar os benefícios da maçã é no café da manhã, devido à pectina presente na casca dela. A substância faz com que a digestão fique mais lenta e diminui a absorção do açúcar no organismo, fazendo com que o intestino funcione de forma saudável.

Porém, quando consumida a noite, algumas pessoas podem sentir desconfortos, principalmente na digestão, por conta da casca.

Emagrecimento

Por se tratar de uma fruta rica em fibras e água, a maçã causa a sensação de saciedade e diminui o apetite.

“A pectina na casca diminui a absorção de açúcar, o que é excelente para quem quer emagrecer. Além disso, quem come uma maçã 15 minutos antes das refeições ingere 200 calorias a menos”, esclarece a nutróloga.

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia






Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet