13 de Novembro de 2019,

Curiosidades

A | A

Domingo, 20 de Outubro de 2019, 06h:45 | Atualizado:

FIM DE SEMANA

Veja dicas de passeios gratuitos e gastando R$ 5 em Cuiabá


Gazeta Digital

sescarsenal.jpg

 

 

Cuiabá tem muitos cantinhos com atividades e programações interessantes para toda a família. São parques, centros culturais e museus que oferecem aos visitantes experiências de entretenimento de qualidade e que custam muito barato ou são de graça.

Para que o cuiabanos se divirtam com a família sem doer no bolso, o  listou algumas opções de lugares de Cuiabá.

Construído em 1819 para abrigar o Arsenal de Guerra da Província de Mato Grosso. Ali, eram produzidas e armazenadas canhões, armas e munições usados nos combates. Com o passar dos anos, ele caiu em desuso e se tornou um memorial do Exército.

Em 1989, o Sesc adquiriu o prédio do Arsenal, através de uma permuta com o Exército. Foram realizadas reformas, preservando a arquitetura original do prédio. Somente em 2002 ele foi reaberto e passou a oferecer diversas atividades culturais para a comunidade local.

O Sesc Arsenal conta com Central de Atendimento, Choperia, Centro de Difusão e Realização Musical, Cinema, Banco de Textos de Artes Cênicas, Galeria de Artes, Laboratório da Palavra, Teatro, Biblioteca, Sala de Dança, Oficina de Ideias, Ateliê de Artes, Teatro de Formas Animadas, Núcleo de Cinema e Casa do Artesão.

Toda a programação é divulgada no site do Sesc e, para este fim de semana, haverá o Cinesesc com exibição do filme Numa Escola de Havana, apresentação do cantor Zé Gustavo, feira ceramista do mato, saúde da mulher em debate e recreação para crianças durante o dia todo. Todas as atividades são gratuitas.

Museus

O Museu da Caixa D’Água é aberto todos os dias, das 9 às 17h. Em seu interior há uma exposição permanente da história do abastecimento de água em Cuiabá. Também conta com exposições temporárias de artistas locais. A entrada é gratuita.

Foi reaberto recentemente e recebe o público de terça-feira a domingo, das 8h às 18h, com entrada franca. O espaço apresenta fósseis de animais já extintos e até a réplica do esqueleto de um dinossauro encontrado em Chapada dos Guimarães. Expõe peças que representam a evolução biológica por meio das eras geológica e arqueológica e artefatos produzidos pelo homem desde a pré-história até os dias atuais.

Museu de Arte Sacra

Está aberto à visitação de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h. O ingresso custa R$ 5. Situado ao lado da Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho, apresenta diversas peças do período setecentista, remanescentes da antiga Catedral do Bom Jesus de Cuiabá, demolida em 1968, da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, Nossa Senhora dos Passos, acervo pessoal do bispo Dom Francisco de Aquino Corrêa, e por doações particulares.

Parques

Os parques municipais e estaduais são ótimas opções para atividades ao ar livre, divertidas, dinâmicas e com baixo custo. É possível levar guloseimas para um piquenique, bola para atividades recreativas para a criançada, passeios de bicicleta, patins, patinetes ou mesmo uma caminhada ou corrida.

Os parques Tia Nair, Mãe Bonifácia, da Família, Parque estadual Zé Bolo Flô e Massairo Okamura são abertos ao público todos os dias, com infraestrutura para diversas atividades todos os dias, com infraestrutura para diversas atividades de lazer. Também há o Parque das Águas, que conta com show das águas todos os dias à noite e praça de alimentação.

Palácio da Instrução

Tombado como patrimônio histórico de Mato Grosso em 1983, o prédio situado ao lado da igreja matriz Basílica Senhor Bom Jesus de Cuiabá, mantém as características dos tempos áureos cuiabanos, com sua beleza e imponência. Por muitos anos serviu à unidades educacionais, mas hoje abriga a Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça e exposições variadas. Só pela arquitetura do local já vale a visita, que é gratuita.

Orla do Porto

A Orla é um espaço democrático que acolhe a todos os públicos. É possível realizar atividades físicas, admirar a vista da cidade e do rio a partir do mirante existente, pedalar pela ciclovia, caminhar ou correr pelo calçadão, visitar feira de artesanato realizada no fim de semana, sempre à tarde. Além da Vila Cuiabana que reproduz importantes construções do Centro Histórico da Capital.

 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS