Sob a gestão da Centro-Oeste Airports (COA), o Aeroporto Internacional de Cuiabá está desempenhando, cada vez mais, seu papel com excelência quando o assunto é transporte aéreo. Com instalações recém-inauguradas após investimentos da ordem de R$ 280 milhões, o empreendimento recebeu 1.277.918 passageiros, entre embarques, desembarques e conexões nos 10.865 voos comerciais operados durante o 1º semestre de 2025.
Nos últimos seis meses, o Aeroporto Marechal Rondon registrou um acréscimo de 2,5 mil passageiros em comparação com os 1.275.323 viajantes contabilizados no primeiro semestre de 2024. Entre os meses de janeiro e junho de 2025, o Aeroporto Marechal Rondon registrou média diária de 7 mil embarques, desembarques e conexões, resultando em um fluxo médio mensal de 212 mil viajantes no período.
Além do balanço positivo na movimentação de passageiros, o Aeroporto Internacional de Cuiabá foi considerado o sexto melhor aeroporto do país de acordo com as pontuações atribuídas mensalmente pelas Pesquisas de Satisfação dos Passageiros, conduzidas pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) durante o primeiro semestre de 2025.
O resultado reflete as boas avaliações recebidas em diversas categorias analisadas. Entre os vinte maiores aeroportos do Brasil, o Marechal Rondon se destacou com posições expressivas nos seguintes itens: 2º lugar no processo de check-in, 3º na inspeção de segurança, 4º no ambiente do aeroporto e 5º no acesso ao terminal.
De acordo com Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da COA, os avanços dos últimos meses são reflexos diretos das inúmeras melhorias implementadas pelo processo de modernização, cujas instalações foram inauguradas há um ano. “É uma grande satisfação apresentar resultados tão expressivos para o Aeroporto Marechal Rondon. Como principal terminal aéreo do estado de Mato Grosso, temos o compromisso de oferecer excelência em cada etapa da jornada dos nossos passageiros, desde o acesso ao terminal até o embarque na aeronave. Estamos certos de que o processo de modernização da infraestrutura tem sido decisivo para elevar a competitividade do aeroporto, fortalecer sua atratividade para novas rotas e aprimorar, continuamente, a experiência dos nossos clientes”, avalia Migliorini.
A partir de agosto, o maior aeroporto do estado de Mato Grosso volta a contar com voos diretos para o município de Sorriso (MT), além de ganhar reforço de frequências com destino a Brasília (DF). As novas operações serão realizadas, respectivamente, pelas companhias Azul Linhas Aéreas e Latam Airlines.
Com início da rota previsto para o dia 4 de agosto, a Azul vai utilizar modernas aeronaves Embraer 195-E2, com capacidade para até 136 passageiros, nos voos diários para o Aeroporto de Sorriso. No trajeto de ida, o voo AD4053 decola do Aeroporto Marechal Rondon às 12h45, pousando às 13h55 em Sorriso. No sentido inverso, o voo AD4052 tem decolagem prevista às 14h35, chegando na capital às 15h45 (horário local).
Contribuindo ainda mais para a diversificação de voos e horários disponíveis aos clientes do Aeroporto Internacional de Cuiabá, a Latam Airlines vai aumentar de 7 para 14 o número de frequências semanais com destino ao Aeroporto Internacional de Brasília, no Distrito Federal, a partir do dia 17 de agosto. Os voos, que serão operados por aeronaves Airbus da família A320, com capacidade entre 144 e 220 assentos, se somam à operação diária já existente da companhia com destino à capital federal.
OPERAÇÕES
Atualmente, o Aeroporto Internacional de Cuiabá - Marechal Rondon atende voos regulares para os seguintes destinos:
Centro-Oeste:
● Aripuanã - MT (Azul Conecta)
● Barra do Garças - MT (Azul Conecta)
● Sinop - MT (Azul)
● Brasília - DF (Gol e Latam)
Norte:
● Porto Velho - RO (Azul)
● Ji-Paraná - RO (Azul)
Sudeste:
● São Paulo/Congonhas - SP (Gol e Latam)
● São Paulo/Guarulhos - SP (Azul, Gol e Latam)
● Campinas - SP (Azul)
● São José do Rio Preto - SP (Azul)
● Belo Horizonte - MG (Azul)
● Rio de Janeiro - RJ (Gol)
Sobre a Centro-Oeste Airports (COA)
A Centro-Oeste Airports (COA) administra quatro aeroportos em Mato Grosso: Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon, Aeroporto de Sinop – Presidente João Batista Figueiredo, Aeroporto de Rondonópolis – Maestro Marinho Franco e Aeroporto de Alta Floresta – Piloto Osvaldo Marques Dias.
A concessionária é formada pelo grupo Socicam, empresa com 53 anos de atuação, líder em infraestrutura de mobilidade no Brasil, especialista na criação de soluções para gestão de aeroportos, portos, terminais urbanos e rodoviários, e a Sinart, empresa fundada há mais de 50 anos, com larga experiência na gestão de aeroportos, terminais rodoviários, estacionamentos públicos e privados, empreendimentos de hotelaria, entre outras operações.
pedro
Sexta-Feira, 18 de Julho de 2025, 16h55