Economia Segunda-Feira, 30 de Junho de 2025, 18h:02 | Atualizado:

Segunda-Feira, 30 de Junho de 2025, 18h:02 | Atualizado:

Notícia

Aprosoja Mato Grosso realiza terceiro módulo

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

aprosoja - academia de lideranca.jpg

 

O terceiro módulo da Academia de Liderança da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) teve início nesta segunda-feira (30.06), em Brasília, com uma imersão no tema relações governamentais. O módulo tem como objetivo proporcionar aos participantes uma compreensão aprofundada sobre a estrutura política do país e a atuação das entidades representativas do setor agropecuário.

Durante a manhã, os líderes da entidade visitaram o Congresso Nacional, onde puderam entender o funcionamento do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. Para muitos, foi uma experiência enriquecedora que uniu conhecimento histórico, institucional e político.

“Conhecemos não só a parte arquitetônica e histórica, mas também o funcionamento do Congresso Nacional, esse local tão importante de tomada de decisões que guia o nosso país, então para mim foi super interessante”, destacou a delegada coordenadora do núcleo Vale do Arinos, Jaqueline Piovesan.

Para o delegado coordenador de Paranatinga, Jean Benetti, a Aprosoja MT exerce um papel fundamental na articulação política do setor. “A Aprosoja MT tem os consultores que monitoram os projetos de leis e isso é importante para trazer uma atualização para nós, associados, e se colocar como uma defesa dos interesses dos produtores rurais”.

A produtora rural do núcleo Vale do Arinos, Anita Piovesan destacou que a visita ao Congresso reforçou a percepção da influência direta que o trabalho legislativo tem sobre o cotidiano no campo. “É aqui que os deputados e senadores estão, e eles que fazem as leis que impactam a nossa vida”, disse.

O produtor do núcleo de Marcelândia, Sérgio Júnior reforçou que o contato direto com o ambiente político federal também ajudou a esclarecer como a estrutura do poder legislativo funciona na prática. “É importante essa visita, porque entendemos a estrutura da política aqui dentro, então senti que esse módulo realmente nos preparou nessa parte de relação governamental”.

aprosoja - academia de lideranca1.jpg

 

Na parte da tarde, os participantes estiveram na sede da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), onde participaram de uma roda de conversa com representantes de importantes entidades do agronegócio nacional: Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (Abrass), Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), além da Aprosoja Brasil.

Durante o encontro, os produtores puderam tirar dúvidas sobre o funcionamento dessas instituições, seus papéis na defesa dos interesses dos produtores e a forma como atuam junto ao governo federal e ao mercado internacional. O produtor do núcleo do Vale do Arinos, Jean Bordignon, enfatizou a importância de entender o papel das entidades que representam o agro em nível nacional.

“Tivemos um conhecimento mais global sobre como essas entidades atuam na capital nacional e de tudo que elas fazem para defender e atuar em prol do nosso agro na parte política”, pontuou Bordignon.

Esse terceiro módulo, que segue em Brasília até quarta-feira (02.07), reforça o compromisso da Aprosoja Mato Grosso em formar lideranças cada vez mais preparadas para atuar na representação política e institucional do setor produtivo.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet