Uma paralisação que será realizada hoje por bancários e Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) atingirá quatro agências do Itaú durante todo o dia em Cuiabá e Várzea Grande. O ato é contra as demissões imotivadas pela instituição e pela falta de segurança nas agências.
Sendo assim, as agências da Getúlio Vargas e da Carmindo de Campos, em Cuiabá, e a do Cristo Rei e Couto Magalhães, em Várzea Grande, terão suas atividades suspensas devido à manifestação.
De acordo com o SEEB, o Itaú somou lucro recorde de R$ 15,8 bilhões em 2013 e ao mesmo tempo demitiu 2.734 funcionários. Diante disso, o sindicado afirma que a atitude é arbitrária e está refletindo no ambiente de trabalho, onde os bancários sofrem com a sobrecarga de tarefas, além da incerteza de que seu emprego será mantido.
Os bancários também alegam estar inseguros no ambiente de trabalho. O banco retirou as portas giratórias e não instalou os biombos e câmeras de segurança de alta definição, que não evita, mas pode inibir a ação de bandidos.
A paralisação se deve também à discriminação de clientes em agências de horário estendido, demissão de dirigentes sindicais, metas abusivas e quadro de funcionários defasado. Participam do ato outros estados que compões a região do Centro Norte.