Economia Quinta-Feira, 22 de Agosto de 2024, 23h:06 | Atualizado:

Quinta-Feira, 22 de Agosto de 2024, 23h:06 | Atualizado:

DEU NO JN

"Barões" invadem 10 mil hectares de reserva para criar gado em MT

Área está no extremo norte do Estado

JORNAL NACIONAL

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

reserva guariba colniza

 

No Norte do Brasil, agentes do Ibama flagraram a exploração de madeira ilegal e a grilagem de terras públicas em reservas estaduais. Estrada bloqueada com toras de madeira.

Ponte destruída. "Aí para dentro está acontecendo uma extração ilegal muito forte, degradação ambiental em grandes proporções, e aí eles derrubaram essa ponte para impedir o avanço da fiscalização”, diz um agente.

A fiscalização do Ibama, com apoio da Força Nacional, não conseguiu avançar por terra em alguns pontos da Reserva Extrativista Guariba, no Amazonas. Mas, com câmeras escondidas na floresta, registrou bandidos retirando nove máquinas pesadas de dentro da unidade de conservação de madrugada.

"Revisaram a ponte, tiraram as máquinas que estavam aí para dentro”, conta um agente. "Após a gente conseguir ultrapassar as pontes derrubadas no local, a gente conseguiu constatar bastante tipos de crimes ambientais, como extração ilegal de madeira, desmatamento, queimadas, e vários outros crimes que estão sendo cometidos naquela região”, diz Admarins Garros, agente ambiental federal.

Em áudios, grileiros tentam aumentar a invasão da área. "O negócio lá que está querendo pôr mais gente lá para dentro, entendeu? Que lá só tem mais de fazendeiro. Aí chacreiro tem pouco”.

Um homem detido pela fiscalização confessa que estava tirando madeira da unidade de conservação e que tem um lote na área. "Nós veio com a ideia de tirar essa madeira, nós veio tirar. Tipo assim: vou contar, vou contar a realidade, porque nós tá desempregado".

"Primeiro, eles entram na região e extraem a madeira. Essa madeira já vai gerar lucro para que eles possam fazer o desmatamento. E isso vai juntando gente até chegar a um ponto que cada um já tem o seu lote demarcado de qualquer forma e, quando você vê, já existe praticamente uma vila em uma região dessa", afirma o agente ambiental federal Admarins Garros. Sinais de invasão também no Parque Estadual Manicoré, outra unidade de conservação do Amazonas.

As equipes de fiscalização destruíram as estruturas construídas ilegalmente e apreenderam armas, motosserras e um caminhão carregado de madeira ilegal dentro da unidade de conservação. Em outro ponto da reserva, um rastro de desmatamento chamou atenção: uma pista de pouso de 1,3 mil metros.

"Uma pista dessa naquela região, onde não existe nenhuma propriedade, nenhuma fazenda grande por perto e tratando-se de unidade de conservação, não tem outro caminho que não seja uma pista de pouso para tráfico de drogas. Não existe outra possibilidade”, afirma Admarins Garros. O Ibama investiga os crimes ambientais nessa região de unidades de conservação na Amazônia há pelo menos cinco anos e afirma que eles começaram em Mato Grosso, na Reserva Extrativista Guariba Roosevelt, distante mais de mil quilômetros de Cuiabá.

Nesses últimos cinco anos, só na reserva do estado, quase 10 mil hectares foram desmatados. Os alertas registrados em 2024 até agora já superaram os de 2023.

Em alguns pontos, o desmatamento já deu lugar a criação de gado. Uma reserva que faz divisa e sobreposição com a Terra Indígena Kawahiva do Rio Pardo, onde vivem indígenas isolados.

A articulação dos povos indígenas do Brasil pediu a retirada dos invasores da região em uma ação no STF. "Quando a gente fala de terras indígenas com a presença de indígenas isolados, a gente está falando de uma situação de extrema gravidade. Então, a gente avalia que esse processo deve ser feito o quanto antes", diz Maurício Terena, advogado da APIB.

A Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso afirmou age com firmeza no combate aos crimes e que desde o começo de 2024 fez 37 operações na reserva extrativista Guariba Roosevelt. A Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas declarou que identificou atividades ilegais dentro da Reserva do Guariba e que acionou a Procuradoria-geral do estado para responsabilizar os envolvidos.





Postar um novo comentário





Comentários (14)

  • Luiz Eduardo

    Sábado, 24 de Agosto de 2024, 15h31
  • Só falta confirmar que o filho do governador era sócio desses barões do crime ambiental.
    4
    0



  • Luiz Eduardo

    Sábado, 24 de Agosto de 2024, 15h16
  • Os órgãos de fiscalização ambiental SEMA não está sabendo? Não é sua tarefa reprimir crimes ambientais e proteger as áreas de preservação do estado? Está se omitindo porque os barões são aliados ou amigos do governador? Por que esses criminosos ricos fimsnciam candidatos a prefeitura aliados do MM? Cadê o MPMT? Cadeia para esses desgraçados.
    6
    0



  • Isaias Miranda - Jesus meu tesouro !

    Sábado, 24 de Agosto de 2024, 15h05
  • Absurdo! Até aonde irá esta perseguição abominável ao Agro? Agro não é crime! Mato Grosso potência do Agro! O fim está próximo! Deus é fiel!
    1
    7



  • Joaquim

    Sábado, 24 de Agosto de 2024, 10h41
  • Comparar gov anterior com atual é má fé ou burrice. O anterior mandava invadir o atual está tentando destruir o poder dos invasores, é o que tenho visto. Essa semana, mesmo, garimpeiros estavam atacando PF porque 40 balsas garimpeiras foram bombardeadas.
    4
    1



  • Ana VG

    Sábado, 24 de Agosto de 2024, 08h34
  • Não é Deus, pátria e família. É: Grilos, madeira e fumaça
    5
    1



  • paulo

    Sábado, 24 de Agosto de 2024, 08h16
  • Certeza com autorização do gov.mm e jz adriana sant'. Daqui a pouco é maior hoomem do agro. Só não tem terra para pequenos assentamento
    6
    0



  • MST

    Sexta-Feira, 23 de Agosto de 2024, 09h50
  • NÃO SÃO ESSES HONESTOS, PALADINOS DA MORAL, DA FÉ E DA FAMÍLIA QUE QUEREM VER NOS PRESOS???
    9
    1



  • falei e disse

    Sexta-Feira, 23 de Agosto de 2024, 08h50
  • A PERGUNTA QUE NAO QUER CALAR?....A CONIVENCIA DO GOVERNO DO PT..COM DEVASTAÇÕES E QUEIMADAS...SÃO IMENSAS...NAO ESTAO NEM AI PARA PRESERVAÇÃO...SÓ VIVEM ENGANANDO AQUELES QUE GOSTAM DISSO..A ENGANAÇÃO..E DA AUTO SABOTAGEM!
    9
    9



  • Lene

    Sexta-Feira, 23 de Agosto de 2024, 08h27
  • Prezada Comentarista, pra isso que existe prefeitos e governadores, você quer responsabilizar o Presidente? Fala sério, a responsabilidade é de todos, inclusive você que elegeu deputados e governo da extrema direita que acha que os povos originários devem ser exterminados, SEMA , MP estão somente obedecendo a cartilha de quem paga o seu salário, multas ao povo do Agro e outros deixam prescrever e nem isso nós povão recebemos, aliás recebemos somente o ônus de toda consequência da destruição do nosso meio ambiente. Seca, fogo, fumaça, calor insuportável em nosso Estado. Uma coisa é certa os barões o governador estão nos melhores carros e apartamentos climatizados.
    18
    2



  • Contribuinte

    Sexta-Feira, 23 de Agosto de 2024, 08h25
  • Eu achando que só o MST que invadia terras.
    15
    1



  • Comentarista

    Sexta-Feira, 23 de Agosto de 2024, 07h06
  • Mas que coisa. Sob o governo de quem está o Brasil hoje? Não seria aquele partido, o tal de PT? Não seria esse partido que falava de devastações durante o governo anterior? E aquela ministra vinda de outro planeta, cujo marido é um dos maiores destruidores de florestas no Acre, está fazendo o que mesmo? Está escondida onde, pois nunca mais apareceu na frente de uma câmera para justificar o que acontece? Ora bolas, essa reportagem nada mais é, do que cortina para o que acontece em Brasília. O povo brasileiro, que ainda fica vidrado nesta pocilga de rede nojo, acredita em tudo o que eles falam, é uma vergonha a falta de discernimento da nossa população. Infelizmente, esse ano, por força da redução drástica das chuvas, a condição favorece em muito para as queimadas, mas, no entanto, a própria população não colabora, e até chover, vai piorar... Mas, voltando à reportagem, é só mandar aquela turma dos melancias para a floresta, eles tem aviões, helicópteros, tanques, tratores, enfim, seria muito fácil acabar com essa festa. Mas, melancias como são, nunca vão chegar lá, e a festa vai continuar...
    14
    34



  • João Norton

    Sexta-Feira, 23 de Agosto de 2024, 05h46
  • A boiada continua passando no Nortão golpista.
    38
    4



  • abdome

    Sexta-Feira, 23 de Agosto de 2024, 04h03
  • EU JA DISSE, COM MAURO MENDES E JZ ADRINA, PODE ESQUESER, PROJETO DE ASEENTAMENTO, TERRA SÓ PARA GRILEIRO QUE SE TORNA , GRANDES HOMENS DO AGRO E GRANDES CRIADORES DE GADO,, GARIMPOS
    32
    5



  • Lud

    Sexta-Feira, 23 de Agosto de 2024, 00h14
  • O governador do estado não sabe de nada"acredite se quiser "
    31
    5











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet