A bolsa de valores brasileira, a B3, fechou em forte queda de 1,74%, aos 127.255 pontos, nesta sexta-feira (25). Essa foi a primeira vez em junho que o Ibovespa fechou abaixo dos 128 mil pontos.
Na semana, o índice encerrou com queda de 0,90%, acumulando a terceira perda semanal consecutiva. O pregão desta sexta (25) foi marcado pela repercussão negativa da proposta de tributação sobre dividendos pagos aos investidores, com alíquota de 20%, entregue pelo governo federal à Câmara dos Deputados.
Com o resultado desta sessão, o avanço acumulado no mês é de 0,82% e no ano, de 6,92%. O dólar, por sua vez, interrompeu a sequência de quedas e fechou em alta de 0,70%, cotado a R$ 4,9377, nesta sexta.
O governo encaminhou aos deputados sua proposta de reforma do Imposto de Renda (IR), prevendo redução da alíquota sobre empresas, aumento do limite de isenção para pessoas físicas e a taxação da remuneração paga pelas empresas a investidores.
A equipe econômica também propôs alterações à taxação de investimentos em renda fixa, fundos e Bolsa, com a fixação de uma alíquota única de tributação, sem diferenciação para aplicações de prazo menor, como ocorre atualmente.