As audiências públicas para discutir a concessão de rodoviais estaduais em Mato Grosso serão retomadas nesta terça-feira (26). As audiências serão online. Serão debatidas as concessões de três lotes, que somam 512 quilômetros, nas regiões sudeste, centro-sul e norte do estado.
O governo discute a possibilidade de transferir por tempo determinado essas rodovias para a iniciativa privada administrar. Nesta terça-feira será discutida a concessão da MT-130, entre Primavera do Leste e Paranatinga, com extensão de 140.
Anteriormente, já foram realizadas duas audiências públicas, uma em Primavera do Leste e outra em Paranatinga. E, de acordo com o estudo de viabilidade feito por uma empresa contratada pelo governo do estado, mais de três mil veículos passam todos os dias por esse trecho.
A concessão prevê que a empresa, vencedora da licitação, durante o primeiro ano, faça apenas a manutenção do trecho, tanto de malha asfáltica, quanto de sinalização. A cobrança do pedágio só deverá ser feita a partir do segundo ano.
Já na audiência desta quarta-feira (27) serão debatidas as concessões das MTs 246, 343, 358 e 480, nos trechos de Jangada a Itanorte. Na quinta-feira (28), será a concessão da MT-220, no trecho entre Tabaporã e Sinop, em uma extensão de 138 quilômetros.
As audiências serão transmitidas pela internet sempre a partir das 9h.