Economia Quarta-Feira, 24 de Janeiro de 2024, 08h:19 | Atualizado:

Quarta-Feira, 24 de Janeiro de 2024, 08h:19 | Atualizado:

DOR NO BOLSO

Conta de energia elétrica em MT é uma das mais altas do país

Em 2024 a conta de luz dos brasileiros deve subir mais 5,6%

SILVANA BAZANI
A Gazeta

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

energia, interruptor

 

Mato Grosso ocupa a 11ª posição no ranking de tarifas praticadas por 102 distribuidoras de energia elétrica no país. Com valor médio de R$ 0,88 por quilowatts-hora (kWh), a tarifa convencional vigente no estado desde 08 de abril de 2023 será revisada novamente no próximo dia 8 de abril, informa a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

Atualmente, o valor médio tarifário da energia em Mato Grosso só fica abaixo dos valores mantidos por distribuidoras nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe, Rio Grande do Sul e Pará, conforme dados disponíveis para consulta pública no site da agência reguladora. 

Em 2024 a conta de luz dos brasileiros deve subir aproximadamente 5,6%, segundo projeção do diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa. Na semana passada, o diretor-geral da Aneel se reuniu com o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União) no intuito de buscar alternativas para reduzir o custo tarifário da energia para os consumidores mato-grossenses.

“Conversamos com a Aneel porque o modelo tarifário brasileiro hoje está penalizando sobremaneira o estado. A tarifa de Mato Grosso está entre as 3 mais caras do Brasil, porque somos um estado muito grande, com poucos consumidores e que demanda grandes investimentos em infraestrutura. Todo investimento é pago pelos consumidores, pela tarifa, por isso ela (distribuidora) vai dosando esse investimento. Estamos dialogando com a agência, vamos trabalhar na direção de alteração do modelo tarifário brasileiro”, disse Mendes, durante entrevista coletiva de imprensa na última semana.

De acordo com o diretor-geral da Aneel, o órgão regulador está buscando integração com os governos federal, estaduais e municipais para enfrentar as adversidades climáticas. A mobilização é buscada após registros de eventos climáticos que afetaram o fornecimento de energia elétrica em diversos estados brasileiros. 

Na abertura da 1ª reunião da diretoria colegiada de 2024, nesta terça-feira, 23, Sandoval citou os leilões de transmissão realizados em 2023, a expansão de 10,3 gigawatts (GW) na geração energética puxada por 80% da matriz elétrica brasileira e a realização de leilões de transmissão nos próximos meses, bem como a publicação de agenda regulatória para o período de 2024-2025. (Com informações da Agência Estado).





Postar um novo comentário





Comentários (8)

  • Todos

    Quarta-Feira, 24 de Janeiro de 2024, 17h48
  • COM A PALAVRA O GOVERNADOR DO ESTAFO DE MATO GROSSO????????
    1
    0



  • Luizão

    Quarta-Feira, 24 de Janeiro de 2024, 17h04
  • Na verdade tem muito impostos embutido na conta de energia. Alguém tem que verificar essa situação. Está praticamente triplicando o valor da conta de energia....!!
    2
    0



  • MANUEL HENRIQUES

    Quarta-Feira, 24 de Janeiro de 2024, 14h46
  • Está muito caro viver em MT, terra dos barões do agro. E isso não tem nada a ver com Lula. Sempre foi caro viver aqui, por isso não desenvolve. Custo de vida elevado para uma população que tem uma pequena parcela de ricos e bilionários. O povão fica se ferrando tanto faz governo de direita ou de esquerda. Aliás o governador é de direita e nunca ouvi uma palavra dele para barrar esse roubo da energisa. Quem deve sofrer é o comércio, porque o que recebemos só dá de pagar as contas básicas e comer. E olhe lá.
    8
    3



  • Bakural

    Quarta-Feira, 24 de Janeiro de 2024, 14h43
  • Sabe, a senhora energisa sempre ganha, nunca perde, explico: Todos nós pagamos queira ou não um percentual sobre os desvios de energia que acontecem, até ai blz, faz parte do custo que a concessionaria faz quando calcula o valor a ser cobrado!, porém, a pessoa que fez o gato, ou desvio, quando constatada, irá pagar tudo retroativo, sendo que teoricamente o custo já foi coberto. e só fazer uma busca ai no google, e verás o quanto energia a concessionaria recuperou, que daria para abastecer a cidade de Sinop por um ano, ai eu te pergunto, a energisa abaixou o preço da energia? essa recuperação que eles tiveram, refletiu para os consumidores? claro que não, agora faça uma pesquisa de qual foi o lucro da energisa chega na casa dos bilhões, energisa não esta preocupada com voce consumidor, e sim com os lucros dos acionistas.
    6
    0



  • carlos

    Quarta-Feira, 24 de Janeiro de 2024, 13h49
  • DEPOIS QUE NINE ASSUMIU A PRESIDÊNCIA TODO DIA UM IMPOSTO DIFERENTE
    5
    7



  • Antônio

    Quarta-Feira, 24 de Janeiro de 2024, 12h01
  • Vcs perceberam que depois que o nove dedos assumiu a presidência todo dia tem um imposto novo??? A criminalidade está nas alturas e os mantimentos estão cada dia mais inacessíveis.... Só um tolo de um petista para apoiar uma desgraça de presidente... Se pudesse executava tudo que é petista... São todos preguiçosos, bolsistas e ladrões...
    9
    4



  • Todos

    Quarta-Feira, 24 de Janeiro de 2024, 09h54
  • E O GOVERNO DE BOLSO CHEIO E O POVO PAGANDO VIVA O BRASIL
    8
    2



  • Matusalém

    Quarta-Feira, 24 de Janeiro de 2024, 09h16
  • E a turma da direita .... PRIVATIZA QUE MELHORA .... então tá!
    6
    7











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet