12 de Agosto de 2020,

Artigos

Economia

A | A

Quarta-Feira, 14 de Fevereiro de 2018, 23h:36 | Atualizado:

Criatório realiza 1º leilão virtual da raça Senepol

Após realizar três grandes leilões em Mato Grosso da raça Senepol, resultando na elevação do preço médio dos demais leilões em 16%, fruto da superioridade genética do rebanho, que certamente contribui com a evolução da bovinocultura no país, o criatório Senepol da Conquista estreia agora com o primeiro leilão virtual. 

Nesta quarta edição a novidade é que os exemplares se restringem a fêmeas, são aproximadamente 50 filhas de doadoras consagradas, disponibilizando ao mercado fêmeas (PO) paridas ou prenhas e todas avaliadas pelo programa Geneplus Embrapa. 

“Selecionamos novilhas de primeira cria, ou seja, com fertilidade comprovada e descendentes de grandes famílias. Neste contexto este Leilão se volta mais uma vez para pecuaristas que buscam um investimento certo e lucrativo, pois este é um fato consolidado para os selecionadores que adquirem exemplares com genética superior. Além de incluir no plantel doadoras com superioridade genética não existem riscos de infertilidade”, explica o criador Fábio Mello.

O 4º Leilão Genética Senepol MT será transmitido ao vivo no canal Rural, dia 19 de fevereiro, às 20h horário de Mato Grosso e 21h horário de Brasília. As condições serão facilitadas para o frete e os exemplares vendidos em 36 parcelas. O criatório Senepol da Conquista, situado no município de Rosário Oeste já é consagrado diante dos resultados alcançados com a raça, alcançado inclusive recordes com doadoras na produção de oócitos. 

 “O último recorde foi da doadora Shoa 57 que atingiu a marca de 340 oócitos em uma única aspiração. Bateu a CONQ 39, também de propriedade da fazenda. A celebração desta superioridade genética da raça não se restringe apenas na alta produção das células sexuais (gametas femininos), inclui também números surpreendentes na conversão de embriões. Em geral um terço dos oócitos aspirados tem sucesso na fecundação”, celebra Mello. 

A FIV (Fertilização in Vitro) é a ferramenta utilizada para essa multiplicação, sendo a principal biotecnologia de reprodução dos rebanhos de elite. Ainda para o criador e selecionador Fábio Mello, que é um dos pioneiros no Brasil a adotar o Programa de Melhoramento Genético Senepol (PMGS), este resultado evidencia o melhoramento genético da raça. 

“A rentabilidade que a raça Senepol permite não é mero acaso, tem transformado os lucros da pecuária de corte, por exemplo, 70% dos criadores atestam que os frigoríficos pagam até 23% de ágio na venda da raça, de acordo com pesquisa da Scot Consultoria em 20 estados brasileiros. Os maiores ágios foram verificados nas vendas de novilhas (23%), boi magro (18%) e bezerro (17,1%). Por isso repito sempre, o Senepol é a raça do futuro, e um leilão como este prioriza a produtividade do plantel, abastecendo com excelência a pecuária brasileira”, avalia Mello. 

 



Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS