11 de Julho de 2020,

Economia

A | A

Sábado, 30 de Maio de 2020, 14h:25 | Atualizado:

ALERTA

Cuiabá ameaça fechar comércio se pandemia sair do controle


G1-MT

neneu.jpeg

 

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) disse durante entrevista coletiva, nesta sexta-feira (29), que a prefeitura de Cuiabá já tem uma projeção e prevê aumento no número de casos da Covid-19 na capital, mas, caso esse número saia do que já é previsto, o comércio pode fechar novamente.

Um levantamento feito pelo município e divulgado na última segunda-feira (25), mostra que a previsão é que até esse sábado (30) Cuiabá registre 838 casos de Covid-19.

O estudo, que considera a proporção de infectados e o número acumulado de casos, prevê crescimento no número de infectados pelo novo coronavírus até o dia 18 de agosto deste ano, entretanto, em uma proporção menor.

Até a tarde dessa quinta-feira (28), Cuiabá registrava 655 casos confirmados da doença e oito mortes, conforme boletim divulgado pelas secretarias estadual e municipal de Saúde.

“As projeções já indicavam esse crescimento e vai crescer mais, porque estamos em uma pandemia, mas tem que enfrentar com a curva achatada. Qualquer sinal de descontrole poderei rever as medidas”, disse.

Emanuel Pinheiro afirmou que o pico da doença está começando, conforme já previsto pelo Ministério da Saúde.

Segundo o prefeito, os números devem saltar no próximo mês e estabilizar em julho. A diminuição no número de infectados na capital deve começar a cair a partir do fim de agosto e, em setembro, a previsão é que os números tenham uma queda maior.

Os shoppings, bares e restaurantes de Cuiabá foram autorizados a retomarem as atividades nas próximas semanas, conforme decreto anunciado pelo prefeito nessa quinta-feira (28).

As atividades dos comércios varejistas dentro dos shoppings e a praça de alimentação poderão retomar a partir da próxima quarta-feira (3), com atendimento ao público de segunda-feira a sábado das 14h às 22h.

Bares, restaurantes e lanchonetes podem retornar com os atendimentos presenciais no dia 8 de junho, e devem funcionar de terça-feira a domingo das 11h15 às 15h para o almoço e das 18h30 às 23h no jantar.

Conforme o decreto, é proibido que esses estabelecimentos funcionem aos domingos e feriados. A capacidade máxima de circulação de pessoas está limitada a 50%.

De acordo com Emanuel, todos os empresários desses segmentos deverão assinar um termo de compromisso sobre as medidas de biossegurança a serem seguidas para evitar a proliferação do vírus no município.

Caso o município perca o equilíbrio em relação aos números projetados, as medidas restritivas deverão ser aplicadas novamente.

Os cinemas, feiras e academias ainda não constam no decreto assinado nessa quinta-feira e, portanto, continuam sem previsão de volta.

 

Postar um novo comentário

Comentários (11)

  • Marcos Justos | Sábado, 30 de Maio de 2020, 22h03
    2
    1

    Isolamento Social?? Vai resolver isolar a pessoa contaminada junto com seu familiares? Isolamento não é a solicitação! Solução é prender e aplicar multa em quem for a locais aberto ao público sem máscaras, com sintomas.

  • COMERCIANTE RESPONSAVEL | Sábado, 30 de Maio de 2020, 21h55
    4
    4

    ABRIR O COMÉRCIO É LOUCURA, É EXPOR A POPULAÇÃO CUIABANA AO GENOCIDIO, E O RESPONSÁVEL SERÁ O PREFEITO EMANUEL PINHEIRO. CEDEU AS PRESSÕES, AGORA VAI TER QUE AGUENTAR A RESPONSABILIDADE PELA MORTE DE CENTENAS DE PESSOAS. É ILUSÃO OU DIZER INVERDADES FALAR QUE TEM COMO CONTER A POPULAÇÃO NO COMÉRCIO. ISSO É UMA MENTIRA DESLAVADA, NÃO TEM COMO. A UNICA FORMA DE CONTER ESSE VIRUS É MANTER A POPULAÇÃO EM ISOLAMENTO SOCIAL, O RESTO É DEMAGOGIA, É QUERER ENGANAR A POPULAÇÃO PARA AGRADAR MEIA DUZIA DE COMERCIANTES GANANCIOSOS E INESCRUPULOSOS.

  • Clementino Araújo | Sábado, 30 de Maio de 2020, 17h02
    11
    7

    Já tá fora do controle faz horas e ficará pior a partir de semana que vem quando vão abrir tudo. Ou seja, estamos na contra mão da bagaça. Será o fim e o extermínio macabro de boa parte da população. Uma pena e espero que eu saia vivo dessa pq tenho mais o que fazer né?

  • Diogo Nogueira | Sábado, 30 de Maio de 2020, 17h01
    9
    8

    Aumenta os casos pq o povo é idiota e imbecil. Basta ver a quantidade de gente fazendo caminhada sem máscaras no parques das águas e ao redor do batalhão 44. Tinha era que meter bala de borracha nessa gente, levar em cana pra aprender, e responder a processo. Os ignorantes bolsopetistas vão na onda do imbecil do presidente, falando que o isolamento social não teve resultado positivo, claro que teve tem estudos que comprovam que se não fosse o isolamento já estaríamos no caos na saúde e economia faz tempo. E outra essa gente que fala isso é o povo que continua fazendo bagunça, festa, churrasco e continua indo pra chapada todo fds. Queriam o que, que as mortes fossem zero? Em lugar nenhum do mundo foi zero. E como que vai ser se as pessoas não cumprem as leis, a porcentagem de pessoas que estão fazendo o isolamento está a baixo de 55%. MT é um dos estados que menos morre gente, mas tbm é um dos que menos está aderindo ao isolamento. Quem sabe se todos fossem conscientes não teríamos nenhuma morte.

  • Covid no Biroliro | Sábado, 30 de Maio de 2020, 16h37
    5
    11

    Prefeito paletó-irresponsável. Vai esperar se formar o caos, com a morte de centenas de cidadãos, para retomar as medidas de isolamento? Isso se chama genocídio!!!

  • Diana | Sábado, 30 de Maio de 2020, 16h35
    8
    3

    Ou eu sou mto burra ou esse prefeito está de sacanagem, quer evitar aglomeração e manda shopping abrir das 14h as 22h?? Quer evitar aglomeração manda abrir das 08 as 17h qtá em horário comercial e

  • Jhonny | Sábado, 30 de Maio de 2020, 16h27
    7
    4

    Uma dúvida: li hj o relato de uma jornalista, que teve essa doença, ela disse que só saia para mercado ou farmácia... então.... outras pessoas de sua família tbm pegaram, mas não foi dela, e estavam o tempo todo em CASA... peraí... ahhh entendi, e um VÍRUS ele está no ar.... ou seja abrindo ou fechando ele vai continuar por aí.... Então, quem tem medo, ou qq nome que queira dar, fiquem na sua devida casa e não saia nem para farmácia, mercado, ou qq outro lugar aberto em não peça delivery..... só um lembrete, ninguém, eu disse NINGUÉM humano pode parar esse vírus....

  • Walter liz | Sábado, 30 de Maio de 2020, 15h36
    14
    9

    Não tem essa de fechar novamente Sr Prefeito, caso isso realmente saia de " controle " , pode até fechar , mas fechar geral, tudo, supermercados, pistos de gasolina, farmácias, tudo, só polícia e ambulância nas ruas, não é só o comércio.

  • Bruno | Sábado, 30 de Maio de 2020, 15h16
    11
    3

    Aumento de casos então será super lotação em cemitérios, porque o crescimento ta evidente e preocupante ..qualquer pessoa que saiba somar 2+2 entenderão que estamos no limite, demagogia neste momento é revoltante. Agradar centenas de pessoas é bem diferente de agradar milhares...

  • Dos Santos | Sábado, 30 de Maio de 2020, 14h55
    20
    1

    Prefeito, aumenta a fiscaliza no comercio e transporte coletivo e puna com multas aqueles que descumpre as regras de isolamento social, sem o uso de mascara. Evite fechar o comercio, é ganha pão de muita gente.

  • Indignado | Sábado, 30 de Maio de 2020, 14h33
    14
    11

    Quer dizer que msm com todo esse aumento de casos e de óbitos a pandemia está sob controle?Que controle é esse onde os casos só aumentam inclusive com os profissionais da saúde?O prefeito é tão fraco que não aguentou a pressão e cedeu,vai abrir tudo e colocar todos em risco.

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS