Ilustração
Mais uma vez, o pagamento de compras por meio de cartões de crédito e débito das bandeiras Visa e Mastercard está suspenso em toda a rede de supermercados Modelo. A crise que assola a rede se arrasta desde novembro do ano passado. O grupo colocou funcionários nas portas de todas as lojas, distribuindo folhetos, informando a indisponibilidade do pagamento com cartões, aos clientes.
A medida, segundo o folheto é temporária, mas pegou novamente muitos clientes de surpresa. A empresa, porém, aceita outros tipos de cartões e convênios, como o Alelo Alimentação (Visa Vale), American Express, Brasil Card, Cabal Alimentação, Caderneta Eletrônica Modelo, Caderneta Empresa Modelo, Cartão Alimentação Modelo, Cartão Modelo, Calcard, Cheque a vista, Cheque pré, Goodcard, Goodcard Alimentação, Sodexho, Ticket Alimentação, Tip Card e Topremium.
A direção da empresa tomou tal decisão em virtude de decisões judiciais que transferem os valores das vendas destes cartões aos bancos que são credores da empresa. A rede de supermercado enfrenta uma crise financeira desde o final de 2012, sendo alvo de vários processos na Justiça movidos por credores que querem receber. A dívida da empresa com instituições financeiras, fornecedores e ex-empregados chega a R$ 184 milhões.