Na zona rural de Nossa Senhora do Livramento, Vandecleia Prochnow construiu uma trajetória marcada pela persistência e pela paixão em produzir queijos artesanais de alta qualidade. Proprietária da VM Leite - Queijos Artesanais, ela alia técnica, tradição e inovação para transformar o leite produzido na propriedade em produtos que já conquistaram prêmios em competições nacionais.
A rotina na fazenda envolve desde o cuidado com o rebanho até a produção dos queijos. Com aproximadamente 50 à 80 litros de leite por dia, todo o processo é feito com atenção aos detalhes, desde a alimentação dos animais até o ponto final de maturação dos produtos. A qualidade desse trabalho foi reconhecida em diferentes eventos, com medalhas e certificações que destacam a excelência da queijaria.
Entre os produtos da VM Leite - Queijos Artesanais estão o queijo Berta, maturado a partir de 30 dias, o tradicional queijo frescal e o campeão de vendas o requeijão de corte, que já rendeu premiações e se tornou referência pela qualidade e sabor. Atualmente, os queijos produzidos por Vandecleia, cerca de 100 unidades por mês, são comercializados em empórios, feiras livres e eventos comerciais, levando o sabor e a qualidade da produção artesanal a diferentes públicos.
Antes de buscar o crédito, Vandecleia enfrentava um desafio recorrente, a seca prolongada dos últimos anos. Sem uma ensiladeira, era difícil triturar o capim e a cana, fundamentais para a alimentação do gado. “Se não tivesse esse preparo, as vacas não comiam”, relembra. A aquisição do equipamento tornou-se essencial para garantir a nutrição do rebanho e a continuidade da produção.
Foi diante desse cenário que Vandecleia recorreu à Desenvolve MT. Com o crédito obtido, adquiriu a ensiladeira, equipamento essencial para triturar as plantas usadas na alimentação do gado. O investimento não apenas melhorou o manejo do rebanho, como também otimizou a produção de leite, elevando a qualidade e fortalecendo toda a cadeia produtiva da queijaria.
“A Desenvolve MT foi muito importante para a VM Leite - Queijos Artesanais. Consegui, pela primeira vez, um crédito específico para mulheres empreendedoras, que facilitou a compra da ensiladeira para a alimentação das vacas. Nunca havia solicitado crédito antes e fui pessoalmente à agência. Fiquei muito feliz em ver que a Desenvolve MT oferece um leque de opções para diferentes necessidades. Esse apoio foi primordial para a nossa história”, afirma Vandecleia.
O investimento trouxe resultados diretos, mais eficiência na rotina, melhor aproveitamento da alimentação do gado e um incremento na qualidade do leite, que reflete diretamente nos queijos. A melhoria na produção também abriu espaço para ampliar a participação em competições, onde a VM Leite - Queijos Artesanais já coleciona premiações.
Foi no 3º Mundial do Queijo do Brasil, realizado em 2024, em São Paulo, que a VM Leite - Queijos Artesanais conquistou a medalha de ouro, um marco na trajetória da produtora. Vandecleia relembra o momento com emoção. “Estávamos dentro do ônibus quando vimos a lista dos premiados, parecia que tínhamos passado no vestibular. Foi a certeza de que estamos fazendo algo que tem valor, que tem sabor, que tem aroma. E, mais que isso, mostramos que Mato Grosso também pode ser reconhecido nesse cenário”, disse.
Para ela, empreender no campo, especialmente como mulher, exige resiliência e dedicação redobrada. Além de administrar a produção, é preciso lidar com exigências sanitárias, acompanhar o mercado e buscar constantemente capacitação.
Com a experiência acumulada e a segurança trazida pelo investimento, Vandecleia segue fortalecendo a marca e ampliando o alcance de seus produtos. Sua história inspira outros produtores rurais, mostrando que com apoio, trabalho e persistência, é possível transformar um pequeno negócio em referência nacional.
Mulher Empreendedora
O incentivo que ajudou Vandecleia a conquistar a medalha de ouro no 3º Mundial do Queijo do Brasil veio da linha de crédito Mulher Empreendedora da Desenvolve MT. Até julho de 2025, mais de R$1,4 milhão em crédito já foram liberados exclusivamente para mulheres de Mato Grosso que desejam montar, ampliar ou fortalecer seus negócios.
Com possibilidade de financiar até R$15 mil, a linha permite aplicar 70% do valor em equipamentos, mercadorias ou melhorias estruturais, e 30% em capital de giro. O pagamento pode ser feito em até 42 meses, com carência de até 6 meses e taxa de juros a partir de 0,50% ao mês e, com o bônus de adimplência, é possível reduzir ainda mais os encargos.