A Central de Conciliação do Fórum da Capital realiza, hoje e amanhã (17 e 18 de março), um mutirão com o objetivo de promover acordos referentes a processos que envolvem a empresa área Trip/Azul. Ao todo, 64 audiências estão agendadas, sendo que a maior parte delas está relacionada a questões como extravio de bagagem e prejuízos provocados por atraso de voo.
Na quinta-feira (20 de março), a Central realizará outro mutirão com o objetivo de solucionar 120 processos de clientes da empresa aérea TAM. De acordo com a coordenadora da Central, juíza Adair Julieta, ações como essas pretendem divulgar a conciliação e a mediação, conhecidas como formas alternativas de resolução de conflitos.
"Com isso, temos a possibilidade de conscientizar as pessoas que existem outras formas de resolver um litígio e, dessa maneira, também é possível reduzir o estoque de demandas que o Poder Judiciário possui atualmente”, explicou a magistrada.
Na manhã de hoje, Maria Neves da Silva e Alaíde Luciana Caldato chegaram a um acordo com a Trip/Azul. Elas compraram bilhetes aéreos pela internet, com cartão de crédito, mas, quando chegaram ao aeroporto, no dia marcado para a viagem, descobriram que não poderiam embarcar, por conta de uma discordância entre a empresa e a operadora do cartão.
“Foi uma situação complicada, porque precisávamos viajar e tivemos que comprar novas passagens na hora. Apesar da dor de cabeça, fico contente porque chegamos a um entendimento. A sensação que fica é a de que a Justiça realmente foi feita”, disse Alaíde.
Segundo Felipe Amaral, advogado da empresa aérea, a prática da conciliação é positiva para todas as partes. “O Judiciário ganha porque consegue dar mais celeridade aos processos, mas as empresas e os autores das ações também são beneficiados, porque podem solucionar essas demandas mais rapidamente”, explicou o advogado.