Economia Quarta-Feira, 12 de Fevereiro de 2025, 07h:50 | Atualizado:

Quarta-Feira, 12 de Fevereiro de 2025, 07h:50 | Atualizado:

OURO BRANCO

Estado aciona Justiça para despejar empresa de jazida de calcário

Área tem 361 hectares

DIEGO FREDERICI
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

calcario-jazida.jpg

 

A "semi-extinta" Companhia Mato-Grossense de Mineração (Metamat) move um processo de reintegração de posse contra a Ecoplan Mineração. A organização deve deixar de existir por decisão do governador Mauro Mendes (União).

O processo que envolve a disputa tramitava na 2ª Vara da Fazenda Pública de Cuiabá. Em decisão da última terça-feira (4), porém, o juiz Flávio Miraglia Fernandes atestou que a discussão ocorre entre “entre empresas, sem envolvimento direto da Fazenda Pública”.

Assim, os autos foram redistribuídos à 9ª Vara Cível de Cuiabá, que deverá conduzir o processo até a sua sentença. “Ao analisar os autos, verifico que a presente demanda versa sobre disputa possessória entre empresas, sem envolvimento direto da fazenda pública. Diante disso, a matéria não se insere na competência desta 2ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Cuiabá”, analisou o magistrado.

A Metamat possui participação numa planta de extração de calcário dolomítico entre os municípios de Nobres e Rosário Oeste, cidades distantes num raio de 130 Km de Cuiabá. O garimpo na área é realizado pela Ecoplan Mineração, que, para explorar mais de 361 hectares de terras, repassava apenas quatro toneladas de calcário ao Estado - que é quem possui a lavra.

A Metamat, que ainda mantinha um certo controle sobre as lavras minerais em Mato Grosso para interesse público, será extinta sob a justificativa de “não dar lucro”. No dia 20 de dezembro de 2024 uma assembleia geral extraordinária foi convocada pela Companhia para deliberar sobre sua liquidação.





Postar um novo comentário





Comentários (2)

  • MARIA AUXILIADORA

    Quarta-Feira, 12 de Fevereiro de 2025, 11h40
  • mauro mente nem disfarça mais o olho grande sobra mineradoras! Metamat está em vias de extinção, com qual objetivo quer controle de mineradora???
    8
    0



  • METAMAT TEM BONS TRABALHOS REALIZADOS

    Quarta-Feira, 12 de Fevereiro de 2025, 09h57
  • Huuuum não á lucro pq será? Dante entupiu a METAMAT com funcionários da ex-CODEMAT e milhões em ações trabalhistas, num dos governos foi criado "Diretoria de portos" Sem nem ter mais portos pq foi passado pra uma empresa por 20, 30 anos (Encomind), se não venceu o prazo, deve estar por vencer (Alguém veja isto). Não é que a METAMAT dê prejuízo mas ela virou um "banquete" para os corruptos. METAMAT tinha ótimos técnicos e no governo do Jayme quando o saudoso e querido Edísio Rocha era Presidente e o geólogo Wilson Coutinho era Diretor Técnico, tinha menos de 40 funcionários, tudo redondinho, a URUCUM Mineração fazia parte de alguma forma (Não sou técnica), enfim, dava apoio aos pequenos garimpeiros e etc. Infelizmente não é a METAMAT que não dá lucro, são as pessoas que entram lá e roubam literalmente.... e tudo piorou no governo do BM, infelizmente é esta a realidade. Governador deveria criar o Serviço Geológico do Estado de Mato Grosso e aproveitar os excelentes técnicos da área que nosso Mato Grosso tem. Uma empresa enxuta, técnica, eficiente. Não um cabidão de emprego, cheia de comissionados ou terceirizados que nada entendem de geologia. Mato Grosso merece por seu histórico na mineração! Eu apoio. S
    17
    1











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet