Na tarde desta quinta-feira (15), estudantes da Escola Municipal Paraíso, do município de Campo Verde, participaram de uma experiência prática no campo, promovida pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), por meio do programa Futuro em Campo. A atividade foi realizada na Fazenda Nossa Senhora Aparecida e teve como objetivo mostrar, na prática, a importância do agronegócio e da rotina do produtor rural para a sociedade.
O proprietário da fazenda Nossa Senhora Aparecida, Cristiano Botan, destacou a satisfação em receber os alunos e contribuir com a formação das novas gerações, aproximando a futura geração do setor produtivo.
“É uma obrigação nossa mostrar o setor e fazer a nossa parte de divulgar as oportunidades. O evento é muito importante, porque consegue mostrar uma visão diferente do que muitas vezes é apresentada para os jovens. Na fazenda nós temos demanda de várias profissões e a vinda das crianças ajuda na escolha de decisão para o futuro”, afirmou Cristiano Botan.
Durante a expedição, as crianças puderam conhecer de perto o funcionamento da fazenda. Desde o contato com os maquinários utilizados na produção agrícola, palestra sobre sustentabilidade até atividades como o plantio de mudas de árvores, estimulado a aprender de forma interativa.
De acordo com o vice-presidente Sul da Aprosoja MT, Fernando Ferri, a ação faz parte de um esforço contínuo da associação em promover o conhecimento sobre o agronegócio nas escolas e fortalecer o vínculo entre o campo e a comunidade escolar.
“É um projeto que a Aprosoja MT vem fazendo para aproximar as crianças do campo. É um projeto inovador onde estamos gerando grandes frutos. Por onde o futuro em campo passa, todo mundo se maravilha com o trabalho da Aprosoja MT de conhecer uma fazenda, o dia a dia, a operação, as instalações, as construções, o que é realizado dentro de uma fazenda. Às vezes, as crianças têm uma percepção só das máquinas no campo, mas existem muitos outros trabalhos que estão envolvidos”, explicou Fernando Ferri.
O professor de educação física da Escola Municipal Paraíso, Willian Cristhian, acompanhou os estudantes durante a atividade e reforçou a importância de iniciativas como essa, que complementam o aprendizado em sala de aula.
“É muito importante que o aluno saia da escola e visite o ambiente que está ao redor da escola, para que saiba o que está acontecendo, pois é onde eles vivem também. Além disso, ela amplia mais os conhecimentos sobre o que acontece dentro da fazenda, nas situações do agronegócio e da proteção ambiental”, comentou o professor.
Entre os alunos participantes, a empolgação era visível. O estudante da Escola Municipal Paraíso, Anthony Miguel Souto de Sousa, de 8 anos, contou o que aprendeu ao longo do dia, destacou o que mais chamou sua atenção e agradeceu ao programa.
“O meu dia no Futuro em Campo está sendo muito legal, nós estamos aprendendo muitas coisas sobre como as máquinas funcionam, como a moega funciona e o freezer (câmara fria). Muito obrigado, Futuro em Campo”, relata o aluno.
O programa Futuro em Campo, desenvolvido pela Aprosoja Mato Grosso, tem como missão aproximar os jovens do universo agropecuário, despertando o interesse pelo setor e valorizando o papel dos produtores rurais na sociedade.