Gestores financeiros estaduais discutem normas voltadas ao equilíbrio fiscal
Gestores financeiros de 52 órgãos estaduais de Mato Grosso participaram nesta quarta e quinta-feira (19 e 20.03) do 1º Seminário da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) com as Unidades Orçamentárias. A iniciativa foi do próprio secretário da pasta, Marcel Souza de Cursi, a fim de compartilhar a visão do Tesouro sobre as novas normas financeiras instituídas a partir de 2012. Participaram do evento cerca de 200 pessoas.
“A partir de 2012, os processos de trabalho da estrutura organizacional do Tesouro convergiram e passaram a almejar o alcance de padrões internacionais comumente aceitos pela comunidade e instituições financeiras governamentais, com foco mais aguçado na Lei de Responsabilidade Fiscal, segurança institucional e cumprimento da ordem jurídica vigente”, explicou o secretário de Fazenda.
Nesse sentido, o Seminário abordou temas relevantes como a Política Financeira Estadual, o Decreto 2.090/2013, a nova estrutura da Secretaria Adjunta do Tesouro Estadual (Sate), as pendências das Unidades Orçamentárias e os produtos que devem ser melhorados no Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças (Fiplan).
Na abertura do evento, o secretário-adjunto da Sate, Vivaldo Lopes, destacou o esforço da Sefaz, por meio do Tesouro estadual, em melhorar o relacionamento entre todas as unidades das áreas fazendária, orçamentária e financeira do Estado. “Entendam este Seminário como um esforço de harmonização entre a Secretaria de Fazenda com todos os técnicos operacionais, buscando uma programação financeira voltada para o equilíbrio fiscal”, disse.
A organização do Seminário ficou por conta da Sate. As explanações técnicas foram feitas pelo coordenador da Unidade de Política do Tesouro Estadual, Valdi Simão de Lima; pelo superintendente da Administração de Relacionamento do Tesouro Estadual, Thiago Tenório Almeida; pelo coordenador Executivo do Tesouro Estadual, Augusto Pavini Dourado; e pelo superintendente de Equilíbrio Financeiro do Tesouro, Kleyton Gomes Santiago.