08 de Dezembro de 2019,

Economia

A | A

Quarta-Feira, 26 de Junho de 2019, 15h:19 | Atualizado:

MTI implementa solução que possibilita motoristas terem acesso a documentação veicular digital

A Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), implementou uma solução que possibilita que os motoristas mato-grossenses tenham acesso à documentação veicular em versão eletrônica, pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito. 

Além deste Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV), os motoristas também têm acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que já estava disponível no aplicativo, com muito mais facilidade e agilidade, a um clique de distância.

De acordo com o analista da MTI Emanuel Ribeiro Daubian Neto, a solução gerenciada pela MTI faz o repasse de todas as informações do CRLV diretamente ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para inclusão no aplicativo, desenvolvido pelo Sistema Federal de Processamento de Dados (Serpro).

“A MTI, através do Sistema do Detran, desenvolveu a rotina de autorização para emissão do CRLV, enviando os dados dos licenciamentos para o Sistema Nacional do Denatran. Isso tornou possível a disponibilização desses dados no aplicativo Carteira Digital”, explicou.

Para ter acesso ao CRLV Digital, basta que o proprietário do veículo faça a instalação do aplicativo para celulares “Carteira Digital”, disponível para download no Google Play e App Store. Na sequência, é necessário efetuar o cadastro de usuário e adicionar o CRLV, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no documento.

Assim como a CNH, o CRLV Digital pode ser acessado pelo celular mesmo sem internet e as versões digitais dos documentos trazem as mesmas informações dos documentos impressos e têm a mesma validade jurídica.  Inclusive a autenticidade do documento é garantida pelo QR Code, que pode ser lido para verificar a existência de falsificação no documento.

Outra novidade do CRLV Digital é que o documento pode ser compartilhado com até cinco pessoas que utilizem o mesmo veículo, desde que já tenham instalado o aplicativo no celular. Quem recebe o CRLV Digital não consegue exportar ou compartilhar o documento, mas pode apresentá-lo às autoridades de trânsito. Caso o proprietário do veículo não queira mais compartilhar o documento é possível cancelar a opção no aplicativo.

Todo o procedimento de obtenção do CRLV e da CNH Digital é 100% online, através do aplicativo, não sendo necessário o comparecimento dos proprietários do veículo ao Detran.

 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS