Economia Quinta-Feira, 08 de Maio de 2014, 20h:15 | Atualizado:

Quinta-Feira, 08 de Maio de 2014, 20h:15 | Atualizado:

Notícia

Operadoras ainda não cumpriram compromisso com CPI da Telefonia

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

As quatro empresas de telefonia móvel que operam em Mato Grosso, Vivo, Oi, Claro e TIM, terão que apresentar os mapas de cobertura e os planos de expansão e investimentos no Estado até o dia 10 deste mês para a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Segundo a primeira cláusula do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), as operadoras comprometem-se, de acordo com o artigo 6º, inciso III da Lei nº 8078/90 do Código de Defesa do Consumidor - que garante o direito à informação, a manter ou criar em seus endereços eletrônicos, os links de consulta dos mapas de cobertura acessíveis a todos os clientes. As lojas próprias das operadoras ou agentes autorizados/revendas terão, também, que fornecer nos contratos informações, que tornem claras e precisas à compreensão do consumidor, sobre as áreas de cobertura do serviço comercializado pela operadora representada.

Outro compromisso que as empresas assumiram é o de entregar à Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa, o Plano Nacional de Melhorias da Prestação de Serviço Móvel Pessoal (SMP) apresentado, aprovado e divulgado pela Anatel para o Estado com as especificações para a implantação, eventuais alterações e outras informações pertinentes que a Comissão ou o Ministério Público Estadual (MPE) requisitarem.

No documento deverá constar, detalhadamente, o plano de expansão e o cronograma de investimentos para diversas localidades em Mato Grosso. “Acreditamos que as empresas cumprirão com o acordado no TAC no prazo estabelecido, mas caso isso não aconteça, terão que pagar multa diária”, informou o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia Móvel da AL, deputado estadual Ondanir Bortolini, Nininho.

“Tanto a Comissão de Direito do Consumidor da Assembleia Legislativa, quanto nossos parceiros- o Procon/MT, o MPE, a Defensoria Pública e a OAB/MT- estão atentos a todos os itens desse acordo para que sejam cumpridos dentro do prazo estipulado”, reforçou o parlamentar.

O TAC foi assinado no dia 10 de abril e os dois compromissos mencionados pertencem respectivamente às primeira e segunda cláusulas do documento.

Cronograma do TAC Para 2014:

• Dia 10/05 – apresentação dos mapas de cobertura e planos de expansão e investimentos.

• Até 30/06 – viabilização de serviços até 30 km em 30% dos municípios • De 02/08/ a 30/08 – campanha de divulgação do Mutirão

• 31/08 – apresentação do plano de atendimento do mutirão

• De 01 a 20/09 – início do mutirão

• Dia 31/10 – relatório do mutirão

• Até 31/12 – viabilização dos serviços até 30 km em 60% dos municípios.

Para 2015:

• Outubro – reunião do MPE, Procon/MT, Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da AL com operadoras

• Até 31/12 – viabilização dos serviços até 30 km em 100% dos municípios





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet