Economia Quinta-Feira, 02 de Julho de 2015, 18h:04 | Atualizado:

Quinta-Feira, 02 de Julho de 2015, 18h:04 | Atualizado:

Notícia

Piscicultura em Várzea Grande pode ampliar produção com capacitações técnicas

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

O trabalho de apoio aos piscicultores da agricultura familiar é permanente por parte dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande, afirmou hoje (02) o adjunto da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Elviston Anunciação. O propósito é proporcionar condições para que os produtores tenham condições de ampliar sua produção, por meio de técnicas atualmente empregadas no setor e cursos de capacitação, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

Segundo Anunciação, incentivar a produção familiar em todos os aspectos é uma das missões da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável. "Em relação à piscicultura, realizamos um levantamento geral de quantos tanques existem no município. Isso envolve a quantidade de peixes produzida anualmente e quais espécies são trabalhadas. Geralmente, a opção é por tambacu e tambaquis. O estudo pode apontar a inserção de outras espécies lucrativas para esse comércio”, disse.

O diagnóstico sobre a atividade de piscicultura nas propriedades rurais varzeagrandenses envolve também análise do tipo de solo e o potencial hídrico da região onde os tanques estão instalados ou foram projetados para serem implantados. Alguns já diagnosticados estão em áreas que dispõem de lençol freático profundo, fator que dificulta uma operação segura na piscicultura, e outros tanques estão sediados em áreas sem potencial de água.

Uma das propostas da secretaria, além de incentivar a produção de peixes, é ofertar assistência técnica a campo. “Devidamente capacitado, o produtor pode ampliar sua renda familiar e estruturar melhor a produção de peixes na propriedade. Algumas técnicas que são aplicadas atualmente nesse segmento auxiliam muito nisso. O acompanhamento técnico é importante para que os produtores possam assimilar as inovações. Muitas minimizam o esforço produtivo e acrescentam renda significativa ao orçamento doméstico”. 

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia






Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet