Cuiabá é a 1ª cidade do Centro-Oeste a ser escolhida para receber 3 novos hotéis da rede Slaviero, todos inaugurados até o fim deste ano. Na expansão para Mato Grosso, a rede investiu cerca de R$ 100 milhões. Com a implantação dos novos hotéis, a rede acrescenta 322 leitos à capacidade de acomodação na Capital e região metropolitana, atualmente estimada em 11 mil pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Mato Grosso (Abih).
Outro ponto importante para a economia local é a geração de novos postos de trabalho, sendo 200 diretos e 600 indiretos, conforme o diretor de Vendas e Marketing da Slaviero Hotéis, Paulo Brazil Mazzeo Neto. Ele avalia que o crescimento econômico do país e do Estado, impulsionado principalmente pelo agronegócio, eleva a demanda por hospedagem, inclusive no interior. “Cuiabá sempre teve uma carência gigantesca e essa dificuldade de acomodação persiste em períodos sazonais”.
Ele descarta o risco de queda na taxa de ocupação hoteleira para o período pós-Copa. “Temos que ser otimistas porque o país tem crescido, independentemente de governo”.
Contudo, ele compartilha da opinião do trade turístico de que Mato Grosso precisa consolidar os produtos turísticos no cenário nacional e internacional. “Há uma preocupação dos empresários do setor que é justificada pela falta de estímulo ao turismo local”. Por outro lado, entende que a expansão e adequação da rede hoteleira favorece a vinda de turistas ao Estado. Com a chegada em Mato Grosso, a rede Slaviero oferece unidades de padrão econômico (Slaviero Executive Cuiabá e Slaviero Slim Cuiabá Aeroporto) e 4 estrelas (Slaviero Suites Cuiabá).
Os 2 primeiros hotéis serão inauguradas até junho, sendo que o Slaviero Executive Cuiabá começa a operar este mês. A outra unidade está programada para dezembro. “Ainda temos demanda para o período da Copa, principalmente de turistas internacionais”. A expansão para o interior do Estado não está descartada, completa o executivo.