Economia Domingo, 18 de Maio de 2025, 14h:20 | Atualizado:

Domingo, 18 de Maio de 2025, 14h:20 | Atualizado:

ATRAÇÃO

Sebrae apresenta ecoturismo do Pantanal

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

ECOTURISMO

 

O ecoturismo de Mato Grosso está no centro das atenções em ação realizada pela plataforma Experience Brazil – iniciativa da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Entre os dias 17 e 24 de maio, representantes de operadoras de viagens dos Estados Unidos e Canadá realizarão um safári no Pantanal mato-grossense para estreitar relações com o mercado da América do Norte e integrar o Brasil no trade turístico internacional.

O objetivo do Famtour é ampliar a visibilidade das belezas naturais, com a vasta diversidade da fauna e flora do bioma. De acordo com o diretor do Técnico do Sebrae Mato Grosso, André Schelini, a ação favorece a inserção dos destinos do estado nos catálogos internacionais e contribui para o fomento de negócios, aumento do fluxo de visitantes estrangeiros e desenvolvimento econômico, com geração de empregos e renda.

“Estamos trabalhando em conjunto com a Embratur para fazer com que o Pantanal mato-grossense seja um dos maiores destinos do turismo internacional. Aqui, os turistas podem fazer safári e observar de perto a vida selvagem e, também, conhecer a majestosa onça pintada, o maior animal felino das américas. Vale ressaltar que o Sebrae Mato Grosso, também junto com a Embratur e o governo do estado, têm colaborado para a elaboração dos planos de visitação municipal e estadual, através dos conselhos de turismo”, pontua.

A escolha desses mercados é estratégica e justificada por dados expressivos. De acordo com dados da Embratur, entre janeiro e outubro de 2024, os EUA foram o segundo lugar no ranking de países emissores de turistas para o Brasil. Ao todo, foram 640.579 chegadas registradas. Mesmo com números expressivos, o potencial de crescimento ainda é grande devido a fatores como o crescimento da malha aérea, a riqueza de atrativos e a forte demanda norte-americana pelo turismo de natureza, cultura e experiências históricas.

Com o Canadá, não é diferente. Com um mercado de perfil alinhado às experiências oferecidas por Mato Grosso, os turistas canadenses valorizam aspectos como sustentabilidade, observação de vida selvagem e ecoturismo. Embora ocupe apenas a 16ª posição na lista de embarques para o Brasil, o fluxo de viajantes oriundos da América Anglo-Saxônica disparou 120% na passagem de 2022 para 2023. No ano anterior, foram 84,9 mil chegadas.

Para a coordenadora de articulação do Comércio Nacional da Embratur, Carina Câmara, a visita dos empresários pode resultar em bons negócios para o turismo estadual no futuro. “Sabemos que existe uma grande demanda e um grande fluxo de turistas para o Brasil. E, aqui, com este projeto, estamos potencializando um novo produto, que é o bioma Pantanal, através do turismo no estilo safári. Esta nova oferta, fruto de uma parceria com o Sebrae Mato Grosso, resulta em bons indicadores para a economia local e fomentando uma cadeia produtiva para quem vive de negócios na região”, afirma.

O empresário canadense Sean Benner, da G Adventures, acredita que o Pantanal tem grandes potenciais turísticos para atrair visitantes norte-americanos. “A diversidade de vida selvagem e a comida típica já são dois dos principais atrativos para os turistas norte-americanos. Estamos aqui hoje para descobrir o que a região tem para oferecer e levar para o nosso mercado e trazê-los para cá no futuro. Este é o plano!”, destaca.

O grupo de empresários retorna a Cuiabá na próxima quarta-feira (21), para uma rodada de negócios com empresários da região, e depois seguirão para mais uma expedição em Barão de Melgaço, que se encerra na sexta-feira (23).





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet