As primeiras etapas do programa “CIPEM na Estrada – do manejo ao mercado” foram concluídas com êxito nos municípios de Cotriguaçu e Juruena, fortalecendo o diálogo direto com empresários do setor e evidenciando o potencial produtivo da região.
Durante as visitas, a comitiva do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeiras (CIPEM) e do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (SIMNO) foi recebida por importantes lideranças empresariais locais, que compartilharam suas experiências, desafios e propostas para o desenvolvimento do setor florestal.
Durante os encontros, foram visitadas as empresas Vale do Juruena, Madeireiras Ritcher, Global Madeiras, Madeireira São Geraldo, Alessio Madeiras, Duda Madeiras, Madeireira Palmitos e Madeiras Zortea.
Além das visitas técnicas, foi realizada uma reunião estratégica em Juruena, com a participação expressiva de empresários da região. O encontro foi um momento valioso de escuta ativa, troca de experiências e alinhamento de demandas.
O presidente do SIMNO, João Paulino, destacou a importância da iniciativa e do apoio do CIPEM às bases sindicais.
“O presidente Ednei está fazendo um trabalho excepcional frente do CIPEM, dando suporte para que as bases se estruturem, realizem visitas e se aproximem do empresariado. Sabemos o quanto nossa região é dependente do setor, e ele tem sido um grande parceiro, permitindo que estejamos próximos dos empresários e rodando todas as bases.”
Sobre as principais pautas levantadas durante a reunião, João Paulino reforçou que “as demandas são muitas, mas hoje a maior preocupação é com a taxação sobre a exportação, que está causando insegurança. O cenário nacional está bastante difícil, com baixa nas vendas e dificuldades na aprovação de manejos. Não é um momento animador para o setor.”
Ele também reiterou o compromisso do SIMNO com toda a sua base sindical:
“Temos cerca de 150 empresas associadas, que representam entre 2.500 e 3.000 empregos diretos. Nossa missão é fortalecer o setor, estar próximo do empresário e do colaborador, ajudando no que for preciso. O setor florestal é vital para a economia da nossa região.”
Já o presidente do CIPEM, Ednei Blasius, reforçou o propósito do programa e a relevância da região noroeste no contexto estadual.
“Estamos fazendo esse trabalho chamado ‘CIPEM na Estrada’, que tem como objetivo estar mais próximo do associado, do industrial madeireiro. Nós já percorremos a região de Nova Maringá, São José do Rio Claro, também passamos por Sorriso, Matupá, e agora Cotriguaçu eJuruena — que são polos industriais muito importantes. E essa região noroeste é uma das principais produtoras de madeira do estado de Mato Grosso.”
Durante as visitas, os representantes do CIPEM e do SIMNO conversaram com a empresária, Vanessa Túrela, da Madeiras Zortea. Ela explicou que o momento é de cautela para o mercado, até que sejam esclarecidos detalhes com relação a sobretaxa imposta pelo governo norte americano. “Os Estados Unidos são muito importantes, compram produtos específicos, com medidas e características próprias. Alguns empresários da região, que possuem estoque e vendem quase que exclusivamente para o país norte americano, estão bastante preocupados. Nós aqui temos outros clientes, mas mesmo assim estamos receosos com relação aos impactos da taxação. Nossa expectativa é que logo sejam anunciados os detalhes sobre quais produtos serão sobretaxados e sobre as medidas para ajudar o setor prejudicado”.
Importância das visitas às bases sindicais
As visitas às bases sindicais são fundamentais para fortalecer o vínculo entre o setor produtivo e suas entidades representativas, além de permitirem uma leitura real e atualizada dos desafios enfrentados por cada região.
A presença institucional do CIPEM e do SIMNO diretamente nas indústrias demonstra o compromisso com uma gestão participativa, descentralizada e conectada com a realidade de quem movimenta o setor na ponta.
Esse contato direto amplia a representatividade, gera confiança e contribui com soluções mais eficazes para demandas locais, fortalecendo o setor florestal como um todo.
Compromisso com o setor florestal e cuidado com os associados
O SIMNO reforça seu papel como defensor do setor de base florestal na região Noroeste de Mato Grosso, mantendo um compromisso permanente com o fortalecimento das indústrias, a legalidade das operações e a valorização do manejo sustentável.
Mais do que representar, o SIMNO cuida e apoia seus associados, promovendo ações que geram oportunidades.