Dois dias de audiências de conciliação realizadas no Cejusc de 1º grau do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (MT) homologaram 37 acordos extrajudiciais de uma empresa de terceirização. As tratativas resultaram na negociação de R$208,8 mil para pagamentos dos trabalhadores.
A empresa e os trabalhadores, que prestavam serviços em diversas unidades do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), firmaram um acordo extrajudicial para pagamento das verbas trabalhistas que, posteriormente, foi distribuído para homologação em diversas varas do trabalho de Cuiabá. A pedido do advogado Fausto Del Claro, os processos foram encaminhados ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de 1º grau.
Segundo o advogado, a intenção foi dar agilidade ao processo, que já possuía R$102 mil bloqueados para o pagamento dos créditos dos trabalhadores. Para garantir ainda mais celeridade, todos os trabalhadores envolvidos foram contatados por telefone para participar da audiência realizada de forma virtual. “A empresa queria pagar, mas não tinha verba. Com o acordo foi possível parcelar e utilizar o valor que já tinha bloqueado. Foram reunidos processos de trabalhadores de todo estado”, explicou.
O advogado destacou o empenho do Cesjuc para firmar acordos entre empresa e trabalhadores. “Sem sombra de dúvida a atitude dos servidores e das duas juízas, Dra. Leda Lima, coordenadora do Cejusc, e dra. Caroline de Marchi, que está atuando no Cejusc durante o mês de novembro, fez toda diferença para que os processos fossem homologados com a rapidez que foram. Conseguiram colocar todos os reclamantes para participar das audiências, facilitando o acesso ao judiciário. Agradeço e parabenizo a todos pela dedicação ao caso”.