Economia Sábado, 11 de Novembro de 2023, 14h:31 | Atualizado:

Sábado, 11 de Novembro de 2023, 14h:31 | Atualizado:

SONEGAÇÃO DE IMPOSTO

TJ manda fazendeiros pagar ICMS por gado transportado ilegalmente em MT

Eles respondem ao processo em Guarantã do Norte e acionaram o TJ contra a cobrança

DIEGO FREDERICI
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

transporte gado

 

A Primeira Câmara de Direito Público e Coletivo do Tribunal de Justiça (TJMT) manteve a cobrança de ICMS contra duas pessoas responsáveis pelo transporte ilegal de 50 cabeças de gado em Guarantã do Norte, no ano de 2017. Os animais e o veículo já foram devolvidos aos fazendeiros Josiel José Tronquini e Alessandra Aparecida Rocha da Silva, que respondem ao processo em Guarantã do Norte (705 Km de Cuiabá).

Os magistrados seguiram por unanimidade o voto da juíza convocada Graciema Ribeiro de Caravellas, relatora de um recurso ingressado pelos responsáveis pelo transporte dos animais. A sessão de julgamento ocorreu no último dia 10 de outubro.

No voto, a juíza analisou que o caminhão sequer foi alvo da apreensão, e que os animais, que já foram devolvidos, não devem mais existir, apontando que tanto Josiel quanto Alessandra pretendem, na verdade, não pagar o ICMS devido. Ambos transportavam os animais sem nota fiscal.

“Restou apurado pela Fiscalização Fazendária a prática de infração permanente à legislação tributária, uma vez que os semoventes se encontravam desacompanhados de documento fiscal idôneo, o que motivou a sua apreensão, afastando a ilegalidade inclusive a sua manutenção”, analisou a magistrada.

Segundo a denúncia, a nota fiscal apresentada na fiscalização não correspondia com os documentos fiscais.

“Os bovinos transportados não correspondiam aos dados discriminados na nota fiscal, por tratar-se de gado bovino com idade entre 25 e 36 meses, quando no documento fiscal foi declarado o transporte de gado bovino de 13 a 24 meses para abate”, diz a denúncia.

O valor devido de ICMS não foi revelado.





Postar um novo comentário





Comentários (3)

  • tuca

    Domingo, 12 de Novembro de 2023, 16h39
  • Cara, como tem fiscal e juiz sem senso de justiça...diferença minima de idade seria constatada por um veterinario...e uma diferença de 1 ano pros animais nao muda em quase nada...nos estamos acostumados a perder nossas liberdades e pedir pra produzir pra pessoas que nunca produziram nada
    0
    1



  • Thiago Silveira

    Domingo, 12 de Novembro de 2023, 05h23
  • Se tá errado então tem que recolher imposto!! A lei serve para todos!!
    0
    1



  • Jorge da Biblioteca

    Sábado, 11 de Novembro de 2023, 15h52
  • Absúrdo! Daqui a pouco vão querer taxar até o sol. Não se esqueçam que é o AGRO que carrega nosso país nas costas. Deus é fiel!
    5
    12











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet