O advogado e ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), Ulisses Rabaneda, foi nomeado como representante permanente da Diretoria do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) junto ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O advogado, agora, fará parte de um seleto grupo de operadores da área do Direito – que inclui juízes, promotores de justiça, além de cidadãos indicados pela Câmara dos Deputados e do Senado. Seus membros exercem a função de “fiscalização administrativa, financeira e disciplinar do Ministério Público no Brasil”.
Além de atuar como jurista no TRE-MT, Ulisses Rabaneda já foi vice-presidente da Escola Judiciária Eleitoral e é conhecido por defender políticos e empresários poderosos de Mato Grosso na Justiça.
O CNMP é presidido pelo procurador-geral da República. Seu conselho é composto por quatro integrantes do Ministério Público da União, três membros do Ministério Público dos Estados, dois juízes - um indicado Supremo Tribunal Federal e outro pelo Superior Tribunal de Justiça -, dois advogados, indicados pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, e dois cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada, indicados pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. A missão do órgão, de acordo com informações do próprio CNMP, é “zelar pela autonomia funcional e administrativa do Ministério Público, podendo expedir atos regulamentares, no âmbito de sua competência, ou recomendar providências”, além de outras atribuições.
Allan Cardell
Terça-Feira, 24 de Setembro de 2019, 14h00Alex prado
Terça-Feira, 24 de Setembro de 2019, 12h58Jo?o
Terça-Feira, 24 de Setembro de 2019, 11h33Marcos Paulo
Terça-Feira, 24 de Setembro de 2019, 09h28Jair
Terça-Feira, 24 de Setembro de 2019, 07h36Andr? Pozetti
Segunda-Feira, 23 de Setembro de 2019, 19h32Alex prado
Segunda-Feira, 23 de Setembro de 2019, 18h27