A sessão do Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desta quinta-feira (24 de abril), foi destinada a homenagear a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, que se despede do desembargo no próximo dia 08 de maio, quando completa 75 anos. Esta é a idade máxima para a aposentadoria compulsória no serviço público.
Em sua última participação em sessão do Tribunal Pleno, a desembargadora foi condecorada com a medalha da Ordem do Mérito Judiciário Desembargador José de Mesquita, a mais alta honraria outorgada pelo Poder Judiciário mato-grossense. O decano, desembargador Orlando de Almeida Perri, e o novel desembargador do TJMT, Jones Gattass Dias, conduziram-na ao centro do Plenário para que recebesse a homenagem.
Então, o diretor-geral do TJMT, Flávio de Paiva Pinto, fez a leitura do “Termo de Investidura” no quadro da Medalha do Mérito Judiciário. Em seguida, o presidente e a homenageada assinaram o livro e ela recebeu o respectivo diploma, a toga e os objetos de uso pessoal durante o período em que atuou na Corte Estadual. “Que esta honraria seja um símbolo da nossa profunda gratidão e reconhecimento pelo legado que Vossa Excelência deixa ao Judiciário e à sociedade mato-grossense”, disse o presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira, ao outorgar a medalha.
Durante o pronunciamento de despedida, Zuquim ressaltou a trajetória conjunta e marcante da desembargadora na magistratura mato-grossense, desde o ingresso em 1985 até a ascensão ao TJMT em 2012.