O Diário Oficial do Estado de Mato Grosso (DOE/MT) completa 135 anos nesta quinta-feira (08.05) consolidado com um dos mais modernos, além de ser o segundo mais antigo do Brasil. Desde a fundação, o DOE tem por missão tornar pública todas as matérias dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, demonstrando a transparência na administração pública.
A primeira edição, com data de 08 de maio de 1890, sob o nome de Gazeta Official do Estado de Matto-Grosso, trouxe na página inicial o Decreto nº 17, que relatava a criação da “Typographia do Estado” e o seu regulamento.
"O DOE é uma ferramenta essencial para garantir que a população e os órgãos públicos tenham acesso rápido e facilitado a todos os atos do governo. Sua modernização constante demonstra o compromisso do Estado com a transparência e a eficiência na gestão pública", ressalta o secretário de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), Basílio Bezerra.
Um marco importante foi a implementação do Diário Oficial Eletrônico, em 2008. “Foi o primeiro diário oficial eletrônico do Brasil, um case nacional. Rodamos o país apresentando a plataforma e a economia gerada com a suspensão das impressões. Somos considerados referência nacional”, fala com orgulho o superintendente da Imprensa Oficial (Iomat), Roberto Sarto, que está desde 2005 à frente do Diário Oficial de MT.
Em média, 1.600 exemplares do material eram impressos diariamente. Atualmente, o alcance diário das publicações na versão eletrônica saltou para 10 mil usuários e cerca de cinco milhões de acessos são registrados por ano no site.
Outras alterações foram realizadas como a busca avançada por palavra, envio pelo Telegram e WhatsApp, e ainda um aplicativo disponível nas lojas virtuais App Store e Play Store. Além de integrações com programas de outros órgãos e entidades estaduais. E toda a legislação estadual consolidada, facilitando a consulta dos usuários, que podem ainda agendar pesquisas por palavra-chave para receber notificações de publicações específicas.
Os meios digitais de disponibilização das publicações oficiais permitem que a população tenha acesso às informações relacionadas às leis, decretos, atos, licitações, orçamentos públicos, nomeações e exonerações, cumprindo com o princípio da publicidade na administração pública, de forma ágil e simplificada.
Em 2024, foram publicadas 453 edições entre ordinárias e extras, com um total de 1.610.728 de downloads das publicações. Essa acessibilidade reflete o compromisso do Governo de Mato Grosso com a transparência e a facilidade no acesso à informação.
As publicações do Diário Oficial de MT estão digitalizadas desde o ano de 1967 e disponíveis para pesquisa no site. A Tipografia Provincial de Mato Grosso, criada em 1839, assegurou a circulação do primeiro órgão da imprensa oficial do Estado, o jornal “Themis Mattogrossense”.