O jornalista e escritor Nelson Severino morreu nesta terça-feira (7), aos 85 anos, em decorrência de uma parada cardíaca, no Hospital e Pronto-Socorro de Várzea Grande. Ele estava internado há uma semana após ter sofrido uma queda dentro de casa, que resultou numa fratura no fêmur.
Já internado no Pronto-Socorro ele teve complicações em seu quadro de saúde e precisou ser intubado. No entanto, morreu nesta madrugada após sofrer uma parada cardíaca. O local do velório ainda não divulgado pela família.
Nelson Antônio Severino iniciou sua carreira profissional ainda como jornaleiro e vendedor de assinaturas, chegando a chefe do Departamento de Esportes no jornal Folha de Londrina, no estado do Paraná, entre 1957 a 1974.
Quando se mudou para Mato Grosso, em 1976, atuou como correspondente de esporte do jornal O Globo. Depois, também chegou atuar como correspondente no Jornal do Brasil, Jornal do Dia, Correio Braziliense, Radiobras. Em Barra do Garças foi assessor da Cooperativa Agrícola Mista de Canarana. Também atuou na assessoria de imprensa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), em 2010.
Também trabalhou nos jornais impressos Diário de Cuiabá, Folha do Estado e Jornal A Gazeta, todos em Cuiabá, até se aposentar. Em 2011, o jornalista Nelson Severino lançou o livro “Folclore do Futebol de Mato Grosso Casos de Todos os Tempos”.
Cidadão Honorário de Mato Grosso, foi escolhido Jornalista do Ano em 2000 pelo semanário A Crítica (Mérito Rondon) e em 2013 pelo Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (2º Prêmio Mato-grossense de Jornalismo Pedro Rocha Jucá). Em 2016, foi o único mato-grossense a receber do Ministério da Defesa do Brasil a medalha Honra ao Mérito Desportivo Militar pela sua obra literária.
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e a primeira-dama Márcia Pinheiro também lamentam a morte do jornalista.
O governador em exercício, Otaviano Pivetta (Republicanos) emitiu uma nota de pesar sobre o falecimento do jornalista. "Peço a Deus que conforte os familiares e amigos nesse momento de dor, pois sabemos o quanto é doloroso dizer adeus a quem amamos. Que os enlutados encontrem forças nessa hora difícil e de tamanha dor", lamentou.
A secretária de Estado de Comunicação em exercício, Carol Sanford, também prestou condolências pelo falecimento do jornalista. "É com pesar que recebemos a notícia do falecimento do jornalista Nelson Severino. A imprensa mato-grossense se despede de um grande profissional. Que Deus dê forças e consolo para que a família e os amigos possam enfrentar este momento difícil", manifestou.
JULIO JOSE DE CAMPOS
Terça-Feira, 07 de Novembro de 2023, 16h57