Morreu nesta quinta-feira (28), o professor Expedito Sabino da Silva aos 82 anos. Ele estava aposentado do curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Por meio de nota, a instituição lamentou a morte do docente. Ele ganhou desatque nacional ao ser um dos técnicos do corredor Joaquim Cruz, que conquistou o ouro olímpico em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1984.
Aposentado da UFMT desde 1998, Expedito Sabino tem em sua história a implantação da modalidade de Atletismo se especializando nas provas de corridas. Como fundador da Federação de Atletismo de Mato Grosso criou a escolinha de Atletismo do Uirapuru. Como treinador ele revelou Jorilda Sabino, conhecida como a ‘Cinderela de Pés Descalços’, que protagonizou emocionantes duelos, correndo descalça pelas ruas de São Paulo, na Corrida de São Silvestre.
Além de Jorilda, também foram descobertos Nadir Sabino e Juarez Sabino, dentre outros grandes nomes. O professor também esteve em Olimpíadas como parte de delegações brasileiras.
Natural de Perdões, em Minas Gerais, em agosto de 2018, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso concedeu o título de ‘cidadão mato-grossense’ ao professor.
manoel
Sexta-Feira, 29 de Setembro de 2023, 07h39Waldir Aparecido Taques
Quinta-Feira, 28 de Setembro de 2023, 19h36Julio José de Campos
Quinta-Feira, 28 de Setembro de 2023, 18h33Jaques Figueiredo
Quinta-Feira, 28 de Setembro de 2023, 16h41