Esporte Quarta-Feira, 09 de Setembro de 2015, 09h:43 | Atualizado:

Quarta-Feira, 09 de Setembro de 2015, 09h:43 | Atualizado:

Notícia

Aluna do Sesi-MT conquista vaga na seleção brasileira de xadrez e disputará Sul-Americano

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Treino diário, muito estudo e preparo psicológico. Estes foram os fatores essenciais para a vitória, invicta, da aluna do Sesiescola Cuiabá, Amanda Borges Matos Santana Magalhães, de 13 anos, nos Jogos Escolares da Juventude 2015, realizado em Fortaleza, Ceará. Ela ganhou a medalha de ouro na categoria B (12 a 14 anos) da etapa nacional e conquistou a vaga na seleção brasileira, que disputará em dezembro o Sul-Americano, no Paraguai.

A paixão pelo esporte começou cedo, quando Amanda tinha apenas 8 anos e ganhou um tabuleiro de xadrez do tio. A partir daí, ela contou com a ajuda do pai para treinar e, logo no primeiro ano, conquistou seu primeiro campeonato. Desde então, ela tem se destacado em campeonatos municipais e estaduais, mas ainda estava longe dos pódios nacionais. “Há dois anos participo da fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude e fiquei em 13º e 10º em 2013 e 2014, por isso não esperava vencer neste ano. Até agora não caiu a ficha”, diz ela sobre o resultado.

Para chegar ao topo do pódio desta vez, ela adotou um treino diferente, que vai além das estratégias de ataque e defesa. “Tive um preparo psicológico que me ajudou muito, pois a pressão é grande na hora da partida. O nervosismo me atrapalhou das outras vezes, mas desta vez eu estava mais calma e preparada”, conta ela, que disputou cinco partidas em três dias, com duração máxima de duas horas cada.

A partir desta semana, Amanda retoma os treinos, que passam a ser mais intensos em busca de um bom resultado no Sul-Americano. “Vou dar o meu máximo para conseguir vencer no Paraguai. Para isso, vamos tentar ter aulas com mestres no xadrez (título dado aos melhores pela Confederação Brasileira de Xadrez - CBX). Mas lá, quero me divertir”, revela a adolescente, que também tem como atividades extras as aulas de teclado e de robótica, esta última oferecida na escola.

Superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), José Carlos Dorte destaca que a instituição valoriza e apoia a prática do esporte. “Amanda é um orgulho para o Sesi e para os mato-grossenses, pois ao mostrar sua habilidade também leva o nome do nosso Estado para todo o Brasil e, agora, para a América Latina. É nítida a paixão dela pelo esporte e nosso papel é contribuir para que ela possa se desenvolver ainda mais. Talento para isso ela já mostrou que tem”, afirma Dorte.

Família unida em torno do xadrez

A carreira curta e já vitoriosa de Amanda tem o apoio incondicional dos pais, Regina e Ronaldo, que também é seu técnico. “A rotina da nossa família mudou desde que ela decidiu aprender o esporte. Eu, que jogava quando criança, mas estava parado, decidi que iria ensiná-la. Comecei a estudar para os treinos e também resolvi disputar campeonatos. Hoje temos uma rotina de treinos e estamos em busca de patrocínio para que ela treine com mestres no xadrez”, diz Ronaldo, que é consultor previdenciário.

Ronaldo define a filha como um diamante bruto, que precisa ser lapidado com técnicas de atletas profissionais. “A Amanda está muito acima da média dos campeonatos escolares. Exemplo disso é que ela vence todos, por isso já está no xadrez de rendimento, que é um nível profissional do esporte. Mesmo sem aulas regulares com mestres, ela chegou ao primeiro lugar, superando nossas expectativas ao ter resultados melhores que atletas de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, que são a elite do xadrez brasileiro. Agradeço o apoio do Sesi neste processo, que possibilitou a companhia da Regina (mãe) em todo o campeonato. Ela é essencial para o equilíbrio emocional da Amanda”, diz o pai.

Participativa e orgulhosa, Regina se empenha para poder adaptar o trabalho aos campeonatos da filha. Até hoje, ela esteve em todos. “Sou pedagoga e sempre dou um jeito de participar. Até já ganhei um apelido: a 'mãe do xadrez', pois além de acompanhar a Amanda, também cuido dos outros participantes. Sou eu também que faço as inscrições e vejo congressos que ela pode participar. Nossa família se adaptou as rotinas de treino e campeonatos dela e vale muito a pena, pois é uma emoção muito grande vê-la subir ao pódio com a bandeira de Mato Grosso. Com as vitórias, a Amanda fortalece o esporte em nosso Estado”, frisa a mãe.

Ao todo, seis atletas mato-grossenses irão representar o Brasil nos jogos sul-americanos, entre os dias 04 e 12 de dezembro, em Assunção, no Paraguai. Mato Grosso conquistou, até o dia 07/09, 11 medalhas nas modalidades individuais, sendo três de ouro, quatro de prata e quatro de bronze. Os Jogos Escolares da Juventude terminam no sábado (12/09).

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia






Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet