Os dois Centros Oficiais de Treinamentos (COTs) que estão sendo construídos para a Copa do Mundo em Cuiabá devem ficar prontos às vésperas do evento.
De acordo com secretário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães, a previsão é que as obras da Barra do Pari e da UFMT sejam entregues apenas em maio. A Copa do Mundo começa em 12 de junho e a previsão é de que as seleções de Chile e Austrália, que jogarão na Arena Pantanal em 13 de junho, estejam em solo matogrossense no dia 10.
Os COTs da Barra do Pari, em Várzea Grande, e o da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, tiveram suas inaugurações adiadas por duas vezes. O primeiro anúncio de entrega da obra foi para o mês de outubro e logo depois, para dezembro de 2013, mas ambos não foram cumpridos.
Problemas no projeto e no início da execução atrapalharam o cumprimento do cronograma. Nos últimos dias, a alegação é de que as chuvas que caem na capital desde novembro atrapalharam um ritmo maior nas obras.
Nos últimos meses houve avanço considerável nos trabalhos, que estão sendo realizados em três turnos. No entanto, existe a preocupação de que elas não estejam 100% concluídas até o Mundial.
Os centros oficiais de treinamentos são exigência da FIFA para que a Copa seja realizada numa cidade-sede. Constam ainda como obras essenciais, o estádio, aeroporto, Fan Fest e mobilidade no entorno do estádio.